Política

Reviver uma ditadura é algo que não pode acontecer

Enquanto há pedidos para a volta do AI-5, pessoas continuam se contaminando e número de óbitos aumenta por causa da covid-19

O Brasil viveu por anos em uma ditadura, um governo autoritário, sem liberdade de imprensa. Tudo que acontecia era velado, pessoas morriam, escondiam; pessoas apanhavam, tinham que ficar caladas; pessoas sumiam e nada era feito… Mas depois de muito sofrimento, protestos, a situação foi revertida. Tem um porém, vivemos em uma democracia muito nova, nossa Constituição é muito nova. 

É por causa dessas situações que nosso país vem gerando revolta atrás de revolta. Por isso é cada dia mais importante que as pessoas tenham o costume de recorrer às informações corretas, pesquisar também o histórico governamental porque é assim que descobrirão a verdade ou até mesmo questões que nem imaginavam que acontecia. Quando a pessoa faz pesquisas para entender melhor de certos assuntos, logo é visível que haverá bons diálogos e um debate sem tanto mal estar. Isso vale para os nossos políticos, muitos não conseguem vingar um projeto, acredita-se que seja por falta de mais engajamento nos assuntos que queiram tratar. Pesquisar sobre a nossa história é um fator que permite às pessoas terem mais espaço para bons debates.

A questão é que isso vem se tornado difícil até dentro dos poderes do Brasil; lá o diálogo é abrupto, não existem acordos, apenas embates para ver quem se sobressai. Logo, vemos um retrocesso, pessoas apoiadoras do nosso chefe de estado, às vezes em parcela pequena, causam um caos. Quais são os benefícios disso tudo? O que ganham esses seguidores em tempos de pandemia pelo novo coronavírus aglomerados, sem a proteção exigida pela OMS – Organização Mundial da Saúde e pelo nosso Ministério da Saúde para o não alastramento da contaminação, se negarem a própria veracidade da atrocidade atual por causa da covid-19, indo para as ruas causar ataques à nossa democracia. São tantos pedidos tristes nos protestos pró Bolsonaro que dá medo.

Com os embates governamentais, tem feito as pessoas irem para as ruas e se aglomerarem em meio a uma pandemia

Os embates governamentais têm feito as pessoas irem para as ruas e se aglomerarem em meio a uma pandemia

Surge a pergunta: por que o surgimento de tantos pedidos pela volta do AI-5?O Ato Institucional Número Cinco foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil. Aparece por causa de um governo que literalmente não vive pela democracia, o chefe se mantém velado para essas manifestações e os atos de apoio a liberdade de imprensa eram só da boca pra fora.

O choque governamental interno parte também de pessoas dentro deste governo com os embates que geram “alegrias” entre os grupos aliados. Opiniões por parte de ex-ministros da Saúde, que seriam de grande valia para a população, não agradam. E o que ocorreu? Sim, exoneração, saíram do cargo. Sem contar que este governo está com tantas trocas que se torna algo inimaginável e inacreditável. “Ah, não gosto do que ele falou, vou tirá-lo”.

Percebe-se que a crise governamental está partindo muito da família Bolsonaro ultimamente. Trago aqui uma situação vista no site do El País, além de mostrar os números alarmantes de infectados por covid-19 e óbitos, também da crise governamental. Sem contar que esses números partem da ausência de um bom ministro no Ministério da Saúde, um ministro que entenda e lute pela saúde do povo, que tome decisões rígidas. Vidas importam, famílias não podem se despedir dos entes, às vezes nem conseguem acompanhar direito o que está se passando com o seu parente num leito de UTI. 

O presidente Jair Bolsonaro tem ignorado muitas medidas de proteção contra a covid-19

O presidente Jair Bolsonaro tem ignorado muitas medidas de proteção contra a covid-19
Foto: Agência Brasil

É claro que esses ocorridos não estão sendo benéficos. Portanto, vão continuar acontecendo ataques ao STF – Supremo Tribunal Federal, pessoas cegas por algo que apenas denigre o direito do próximo e de ir e vir, sua liberdade de expressão e imprensa. As desavenças governamentais, além de não chegarem ao fim, trarão mais mal estar na sociedade que já vem sendo intitulada por muitos gritos de uma nova ditadura. Reviver uma ditadura é algo que não pode voltar a acontecer.

* Este texto é de inteira  responsabilidade do autor/autora e sua opinião não representa a do Portal de Jornalismo Iesb

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Saúde
Ensaio fotográfico gestacional da enfermeira Helenita Vilarinho. Mudança climática: calor excessivo no DF agrava problemas gestacionais
Ciência e Tecnologia
Crédito: arquivo pessoal Aplicativos on-line reaproximam as pessoas durante isolamento social
Cidadania
Capa Nova revista Redemoinho supera desafios do isolamento para investigar temas de relevância social
Cidadania
WhatsApp Image 2020-10-14 at 20.47.49 Mulheres unidas na linha de frente contra a violência de gênero
Economia
foto matéria-6 destaque Aumento do desemprego causa incerteza sobre o futuro
Turismo e Lazer
ponstos turisticos Brasil Saiba quais são cuidados que turistas devem ter antes de sair de casa

Mais lidas