Comportamento

A saudade do mês de junho fica por conta das festas juninas

Curtir esse momento em casa, na companhia da família, é a solução em tempos de pandemia

Junho é conhecido como o mês das festividades juninas. Mas, devido às restrições impostas pelo isolamento social desde março, as festas juninas foram comprometidas, ou melhor dizendo, as festas foram inovadas. Com certeza é uma das melhores datas comemorativas da cultura brasileira. Em todo canto você encontrava uma quermesse, uma comidinha típica, tinha apresentação nas escolas, quadrilhas profissionais que se preparavam o ano todo para esse mês.

19140584678_7f0145de0f_c

As quadrilhas e os trajes típicos fazem parte da alegria da festa junina 
Foto: banco de imagem

É triste só de pensar que não vai ter festa junina esse ano… sempre quando me lembro de festa junina vem aquele pensamento genuíno das apresentações nas escolas. Você reunia a família inteira para ver a apresentação, ia atrás dos trajes típicos, matava aula para ensaiar a coreografia até dizer chega!

Ah… é claro que não podia faltar as comidinhas típicas. Sabe aquela comida que você come até não aguentar mais? Aposto que todo mundo é assim com comida de festa junina. Elas fazem uma falta danada: canjica, curau, pamonha, arroz carreteiro, caldos, quentão, pastel são os desejos mais comuns. Mas, para não deixar a data passar em branco comemorar em casa é a solução.

Diversos estabelecimentos estão fazendo entrega de cestas, pratos típicos para você fazer a sua própria festa junina em casa. Confira essas sugestões:  Instagram da Buongiorno PanetteriaArraiá em casa e @lalecafedoceria.

Outra coisa que me lembra festa junina é aquele famoso forró pé de serra e as quadrilhas. Com as plataformas online, música é o que não vai faltar. Os shows estão garantidos! A plataforma Sua Música anunciou que o arraiá São João de Todos deste ano vai até o dia 30 de junho.

Festa junina é uma comemoração para lá de ‘’bão’’!

Os dizeres juninos não podem passar em branco: ‘’Olha a cobra’’, ‘’Eitcha’’,  ‘’Uai sô’’, ‘’olha a chuva’’, ‘’damas e cavalheiros se cumprimetem’’ esses são um dos poucos exemplos do linguajar tão vasto que nossa cultura tem.

Que saudades que fazem esses pequenos momentos. Diversão e motivação é o que não podem faltar jamais. Todo dia é uma oportunidade de aprender algo diferente que você já tinha vontade de fazer há muito tempo, por isso aproveite os pequenos momentos em família como se fossem únicos.  Com certeza iremos sair dessa quarentena melhores buscando sempre evoluir e melhorar como seres humanos. O ano que vem será de recomeço, e que possamos aproveitar intensamente as festas juninas e outros momentos. Aguardamos ansiosamente para os próximos encontros, e que a importância de um simples abraço se torne motivo para recomeçar.

* Este texto é de inteira responsabilidade do seu autor/autora e sua opinião não reflete a do Portal de Jornalismo Iesb

 

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Educação
GabrielLino_03 Insight no ensino brasileiro
Meio Ambiente
Jardim montado na casa de Juscilene Lima Conheça a história de quem trabalha para salvar o meio ambiente
Comportamento
FOTO 1 PRODUÇÃO9 População brasileira desrespeita o isolamento social

Mais lidas