Cidadania

Nova revista Redemoinho supera desafios do isolamento para investigar temas de relevância social

Estudantes-repórteres do quinto semestre de jornalismo do IESB finalizam edição com apuração feita de forma remota

Confira aqui a edição 17 da revista Redemoinho, produzida pelos estudantes de Jornalismo do IESB. Neste número a capa traz reportagens sobre o empreendedorismo de mulheres pretas, o sucesso dos moradores da periferia do Distrito Federal e os desafios da indústria do cinema diante dos efeitos da pandemia do coronavírus.

A edição traz outras 13 reportagens, que tratam de assuntos diversos, mas socialmente importantes, como pessoas que querem seguir a vida depois do câncer, que venceram relacionamentos abusivos, que fazem voluntariado, que não abaixam a cabeça para a situação de rua e jovens interessados na política.

O editorial da Redemoinho 17 destaca o desafio que foi produzir a revista em meio ao coronavírus: “Os efeitos da Covid-19 têm transformado o cotidiano da sociedade. Se por um lado fica provado que a ciência séria precisa cada vez mais de incentivo e investimentos, por outro cresce a importância do que nos preparamos para fazer aqui, nesta revista: jornalismo profissional. Só a informação meticulosamente investigada pode ajudar a entender o que nos cerca, seja ou não em tempos de isolamento social. Ainda assim, ao mesmo tempo em que é essencial para tentar superar o novo coronavírus, o ‘ficar em casa’ exigiu da equipe de reportagem mais uma superação, afinal, lugar de jornalista é na rua. Não fomos para a rua, mas fizemos todo o trabalho. Superaram-se os repórteres, superaram-se as pessoas que têm histórias aqui contadas”.

A revista Redemoinho é publicada semestralmente e é resultado da disciplina Projeto Integrador V, do quinto semestre do curso de jornalismo do IESB, que transforma as aulas em uma redação. Além da Redemoinho, quem está neste semestre faz o abastecimento semanal de notícias aqui do Portal de Jornalismo. A edição atual foi lançada em julho de 2020.

 

 

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Comportamento
FOTO 1 PROD 10 População negra sofre em meio a pandemia
Ciência e Tecnologia
Crédito: arquivo pessoal Aplicativos on-line reaproximam as pessoas durante isolamento social
Saúde
WhatsApp Image 2020-05-18 at 18.45.00 (1) (1) Voluntários se unem em corrente para ajudar profissionais da saúde do DF
Economia
Creditos Leila Pacheco (fonte) 4 Donas do pedaço: empreendedoras garantem sua renda de casa
Esporte
foto: Jéssika Lineker Coronavírus x Futebol Candango
Comportamento
Photo by Asif Akbar from FreeImages Entre um isolamento e outro, gostamos de nos isolar
Meio Ambiente
Banco de imagens pexels Reciclando pela vida
Saúde
Foto de João Paulo Silva personagem fissura A fissura é tratável
Educação
Rapensando nas Escolas O hip hop como instrumento de educação
Saúde
prato matéria anorexia Anorexia é a doença psiquiátrica que mais mata no mundo
Entrevistas
Deputado distrital do DF (REDE), Leandro Grass tem 32 anos, é professor, sociólogo, mestre em Desenvolvimento Sustentável, doutorando em Desenvolvimento em Gestão Pública (UnB) e gestor cultural pela Organização dos Estados Ibero-Americanos | Foto: Divulgação/ Assessoria de Comunicação/ Leandro Grass Leandro Grass: “DF tinha tudo para ser referência na condução da pandemia”

Mais lidas