Comportamento

Os benefícios dos cosméticos naturais

Como a tendência de consumo consciente beneficia pequenos empreendedores e ajuda a manter a saúde da pele e do corpo

Através de novas alternativas de consumo consciente, a cosmetologia natural aposta em produtos feitos de maneira artesanal e com ingredientes naturais. Segundo a ABIHP (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a indústria cosmética movimentou cerca de 105 milhões de reais em 2018, e acredita-se que houve um crescimento de 3,8% desse setor no mesmo ano.

Como o setor de cosméticos em geral está sempre inovando, trazendo novas tendências de beleza e cuidado, é preocupante como a produção das grandes indústrias acaba afetando o meio ambiente.

Nem sempre as promessas milagrosas dos produtos em ter um cabelo sedoso ou uma pele mais jovem são benéficas para o consumidor. É importante estar atento para não cair no falso marketing verde, nem sempre essa estratégia de vender um produto natural, que não agride a natureza e o corpo, acaba sendo verdadeira.

Pensando em meios mais seguros, econômicos e conscientes, a cosmetologia natural vem ganhando espaço entre os adeptos aos cuidados com a pele e o corpo. Por serem produtos naturais, em sua maioria veganos, o consumo desses cosméticos ajuda a fortalecer uma rede de pequenos empreendedores que apostam em alternativas de consumo consciente.

A estudante de enfermagem Brenda Meyrele conta que descobriu a saboaria através da aromaterapia. Antes a produção era voltada apenas para família e amigos mais próximos, hoje Brenda está à frente da Místika Biocosméticos, marca de produtos naturais voltados para sabonetes.

“Foi através desse curso que eu descobri como o uso dos óleos essenciais podem trazer vários benefícios para nossa saúde, além do fato de estarem introduzido nas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICs) do SUS. Aprendi a usá-los no meu dia a dia em desodorantes, cremes, óleos corporais.” comenta Brenda.

Os sabonetes da Místika Biocosméticos produzidos pela estudante de enfermagem Brenda Meyrele.

Os sabonetes da Místika Biocosméticos produzidos pela estudante de enfermagem Brenda Meyrele.  Créditos: acervo pessoal.

A correspondente bancária, Samantha Praxedes Moreira, conta que começou a consumir esse tipo de produto há quatro anos e reforça a importância de saber a origem desses cosméticos e o fato deles serem livres de químicos e outros produtos que agridem a pele, além do custo benefício.

“Por eu ter a pele seca, eu senti que o uso desses cosméticos melhorou a aparência do meu rosto. Quando utilizo algum produto de uma grande marca, eu preciso ler o rótulo para saber que ali não tem algum componente que seja agressivo para minha pele, fora que nem sempre o preço é tão acessível se comparado aos que utilizo na minha rotina”, acrescenta.

“Resgatar o ancestral como proposta de futuro”, esse é o lema da Pitanga Doce, marca de perfumaria e cosméticos naturais veganos desenvolvido por Natália Oliveira Trindade. Shampoos, sabonetes, desodorantes, óleos energizantes são alguns dos produtos desenvolvidos por ela.

“Para mim, é importante o uso desses cosméticos naturais a nível micro porque existem inúmeros compostos químicos extremamente nocivos à nossa saúde presentes em cosméticos produzidos em escala industrial. Agora os naturais carregam princípios ativos compatíveis com o corpo humano, o que faz com que um produto tenha inúmeras funções e benefícios, além de serem biodegradáveis e medicinais.” ressalta Natália.

Para saber mais sobre o trabalho feito pela Brenda Meyrele da Místika Biocosmeticos e Natália Trindade da Pitanga Doce, adquirir esses produtos, ajudar a dar visibilidade a pequenos negócios locais e reduzir os impactos causados na natureza, as redes sociais estarão disponíveis abaixo, confira:

Místika Biocosméticos – @mistikabiocosmeticos

Pitanga Doce – @comamor_pitanga

 

    Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

    Deixe uma resposta

    Saúde
    Ensaio fotográfico gestacional da enfermeira Helenita Vilarinho. Mudança climática: calor excessivo no DF agrava problemas gestacionais
    Ciência e Tecnologia
    Crédito: arquivo pessoal Aplicativos on-line reaproximam as pessoas durante isolamento social
    Cidadania
    Capa Nova revista Redemoinho supera desafios do isolamento para investigar temas de relevância social
    Cidadania
    WhatsApp Image 2020-10-14 at 20.47.49 Mulheres unidas na linha de frente contra a violência de gênero
    Economia
    foto matéria-6 destaque Aumento do desemprego causa incerteza sobre o futuro
    Turismo e Lazer
    ponstos turisticos Brasil Saiba quais são cuidados que turistas devem ter antes de sair de casa

    Mais lidas