Comportamento

Falta de cuidados estéticos faz parte da quarentena das brasileiras

Cortes de cabelo e unhas passam a ser feitos em casa durante isolamento social

Durante a pandemia e com o isolamento social, muitas mulheres tiveram que abandonar, por um tempo, a rotina de sair de casa para trabalhar ou estudar e fazer outras tarefas e passaram a ficar somente em casa. Com isso a falta de cuidados estéticos, como cuidados com a pele, com os cabelos e as unhas passaram a ser menos importantes.

Segundo o blog Mindminers, durante a quarentena muitas mulheres deixaram os cuidados e a vaidade de lado. Em casos como cortar o cabelo, que era um hábito para 36% das respondentes, após a quarentena foi adiado por 70% delas. Outros cuidados foram adaptados para serem feitos em casa, como fazer as unhas no salão que era uma atividade realizada por 37% das entrevistadas, assim 43% delas passaram a fazer elas mesmas em casa.

A dona de casa Dayane Costa, 20, afirma que a rotina a deixou um pouco menos vaidosa, e a quarentena influenciou na mudança de comportamento em relação aos cuidados. “A gente cria uma rotina diária e acaba não tendo tempo para se cuidar”, disse.

Produtos profissionais de Reginela Gomes

Produtos profissionais da maquiadora Reginela Gomes

O que as mulheres querem

De acordo com a pesquisa What Women Want (O que as mulheres querem), realizada no começo de 2020, pela Kantar (empresa de Pesquisa de Mercado), a autonomia financeira e corporal são os aspectos mais importantes da autoestima das brasileiras.

Os resultados do estudo também apontam que quase 20% das mulheres se sentem com baixa autoestima, enquanto nos homens esse número cai para 10%. Além disso, 36% do público masculino afirmam ter autoestima acima da média, enquanto apenas 28% das mulheres afirmam o mesmo.

A professora de estética Luciana Dantas fala das novas formas de se cuidar em meio à pandemia. “Estando somente em casa, oportuniza que as mulheres façam esses cuidados, a manutenção diária da hidratação, da limpeza correta da pele após o uso da maquiagem, de se maquiar, de se preparar para o dia de trabalho mesmo que em casa. Essa rotina é importantíssima e fundamental para que a gente tenha a melhor qualidade de vida emocional e profissional também”, afirmou.

 

 

A maquiadora Reginela Gomes do DF dá dicas de maquiagem para divulgar seu trabalho e ajudar mulheres com a autoestima.

A maquiadora Reginela Gomes do DF dá dicas de maquiagem para divulgar seu trabalho e ajudar mulheres com a autoestima

Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

Deixe uma resposta

Saúde
Ensaio fotográfico gestacional da enfermeira Helenita Vilarinho. Mudança climática: calor excessivo no DF agrava problemas gestacionais
Ciência e Tecnologia
Crédito: arquivo pessoal Aplicativos on-line reaproximam as pessoas durante isolamento social
Cidadania
Capa Nova revista Redemoinho supera desafios do isolamento para investigar temas de relevância social
Cidadania
WhatsApp Image 2020-10-14 at 20.47.49 Mulheres unidas na linha de frente contra a violência de gênero
Economia
foto matéria-6 destaque Aumento do desemprego causa incerteza sobre o futuro
Turismo e Lazer
ponstos turisticos Brasil Saiba quais são cuidados que turistas devem ter antes de sair de casa

Mais lidas