Saiba quais são cuidados que turistas devem ter antes de sair de casa

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que 63% dos cinco mil entrevistados tem intenção de viajar ainda em 2020. Outro levantamento, realizado pela plataforma Hoteis.com, mostrou que 47% das pessoas que pretendem viajar estão buscando destinos nacionais como principal opção para visitar. O litoral brasileiro se destaca, e as capitais mais procuradas são Florianópolis (32%), Fortaleza (29%), Recife (23%), Rio de Janeiro (22%) e Salvador (20%).
Para ajudar os viajantes a decidir qual destino escolher, entidades do setor de viagens e de turismo e o Conselho Nacional de Turismo (CNT) criaram o Movimento Supera Turismo. A intenção do movimento é promover ações de valorização do turismo como forma de desenvolver a economia sustentável. Sua primeira ação foi o lançamento do Guia do Viajante Responsável, para ter acesso ao material clique no link; Nesse guia o turista recebe instruções de como realizar uma viagem mais segura em tempos de pandemia com recomendações de prevenção à covid-19.
Para o turismólogo e proprietário de agência de turismo Fernando Passat “o setor foi um dos mais afetados com a pandemia e agora com a retomada temos que estar bem atentos aos protocolos sanitários. Estamos indicando apenas hotéis que tenham o selo Turismo Responsável, com isso garantimos que o cliente tenha o mínimo de segurança ao chegar nos estabelecimentos hoteleiros”, afirma Passat. Acesse mais informações sobre o selo clicando no link. Para receber o selo, os hotéis e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que é feito pelo site do Ministério de Turismo, acesse pelo link.
O levantamento feito pela plataforma Hoteis.com mostrou ainda que 53% dos entrevistados vão priorizar passeios com a família e 46% escolherão destinos ao ar livre como cachoeiras e praias, com o propósito de evitar aglomerações. A maior parte dos entrevistados pretende viajar de carro, para locais próximos que ficam até 300 km de casa. Outro dado importante, é que após a experiência de meses de confinamento, 70% dos entrevistados afirmaram que agora passaram a valorizar mais o hábito de viajar e desejam aumentar a frequência de viagens após o relaxamento das restrições.
Cristina Hermeto, proprietária de pousada em Pirenópolis, afirma: “o selo é uma forma de destacar os estabelecimentos que realmente estão comprometidos no combate ao coronavírus, estamos levando à risca as orientações sanitárias pois a vida é o nosso maior bem e cada um deve fazer a sua parte nessa luta”, reforça a empresária.
Djan Cano, de 34 anos, está buscando o destino para levar a sua família para a férias de janeiro, e segundo ele “o guia do viajante ajuda muito na hora de lembrar quais são as providências que devemos tomar antes de sair de casa. Já o selo dá mais segurança na hora de escolher onde vamos ficar”, esclarece Djan.
Turismo responsável
Segundo o protocolo básico do programa Turismo Responsável os estabelecimentos hoteleiros devem:
- Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;
- Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento, observando que a clientela que apresente febre (37,3 ºC segundo a OMS) ou mesmo febre auto referida, deve ser orientada a buscar o serviço de saúde e seu acesso não deve ser permitido;
- Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);
- Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea e não utilizar função de recirculação de ar em espaços de uso exclusivo de ar condicionado;
- Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;
- Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;
- Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;
- Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos), uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; e
- Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas.
Fonte:http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/segmento/meios-de-hospedagem.php
Acesse aqui o PROTOCOLO PARA TURISTAS






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