Saúde

Além do laço e das luzes cor de rosa

Conheça as iniciativas que contribuem para melhorar a autoestima de pacientes que passaram pelo câncer

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o Outubro Rosa, a campanha de prevenção ao câncer de mama que acontece todos os anos. Mas você sabe como esse movimento começou e o significado por trás do laço cor de rosa? O Outubro Rosa é uma campanha anual que acontece mundialmente no mês de outubro com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou nos Estados Unidos, na década de 90, quando alguns estados americanos faziam campanhas isoladas sobre o tema. tema. Com a aprovação do Congresso Americano, outubro tornou-se reconhecido como o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama.

O símbolo dessa luta foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for The Cure no ano de 1990, na cidade de Nova Iorque durante a primeira Corrida pela Cura. Os laços foram distribuídos aos participantes da corrida que desde então acontece anualmente na cidade. A ação de iluminar espaços públicos, teatros com a cor rosa veio logo depois como maneira de fortalecer essa campanha.

Outubro Rosa no Brasil 

Aqui no Brasil, a campanha do Outubro Rosa demorou um pouco mais para chegar. Foi somente em 2002 que houve a primeira iniciativa relacionada a campanha. O local escolhido para a projeção cor de rosa foi o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

A primeira tentativa foi o ponta pé inicial, mas não foi suficiente para que a projeção rosa fosse adotada pelo resto do país. Apenas seis anos depois, em 2008, que outras cidades adotaram as intervenções relacionadas à campanha e assim como no resto do mundo, o movimento ganhou força, notoriedade e a participação da população nessa luta.

 Tatuagem como aliada na reconstrução da autoestima 

Desde que o país aderiu à participação no movimento, várias ações surgiram como forma de ajudar as pessoas que passaram por esse processo doloroso. E, sim, homens também estão sujeitos à doença, o câncer de mama não é algo que se restringe somente a mulher.

Com o objetivo de ajudar a recuperar a autoestima de mulheres e homens que enfrentaram e venceram o câncer, o tatuador Cleison Rosa Leite, conhecido como PH, responsável pelo Estúdio PH Tattoo em Taguatinga Norte, começou o trabalho de micropigmentação paramédica, que é o processo de disfarçar ou corrigir cicatrizes devido a procedimentos como a mastectomia, que é a retirada total ou parcial da mama.

Cleison conta que foi através de uma amiga que teve de realizar o procedimento que ele começou o trabalho, feito voluntariamente, independente de ser Outubro Rosa ou não. Ele ressalva que não faz esse trabalho como divulgação do seu espaço e sim, como algo para ajudar essas pessoas.

“Eu não faço esse trabalho para divulgar a loja, eu faço esse trabalho para devolver para a sociedade o que ela me traz como tatuador. A importância desse trabalho é ajudar a aumentar a autoestima das mulheres e também dos homens. Então quando eu finalizo o procedimento e eles se olham no espelho, é difícil não se emocionar junto(com eles)”, comenta PH.

Cleison tem a ajuda de sua esposa, a biomédica e micropigmentadora Karolina Mota, na ajuda da reconstrução da autoestima. Ela é responsável pela micropigmentação de sobrancelhas, procedimento feito também de maneira voluntária.

Cleison Rosa, responsável pelo trabalho de micropigmentação paramédica. Créditos: arquivo pessoal.

Cleison Rosa, responsável pelo trabalho de micropigmentação paramédica. Créditos: arquivo pessoal.

Outubro Mais Rosa no Pátio Brasil

O shopping Pátio Brasil realiza anualmente o Outubro Mais Rosa, que acontece até o dia 30. Em parceria com a Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer (ABAC-LUZ), o shopping abre uma loja onde é possível comprar artesanatos da ABAC ou doar lenços, bonés e perucas. Além da loja eles também contam com uma equipe para dar dicas sobre como detectar o câncer e tratá-lo.

Uma novidade na campanha desse ano é o Projeto Artemisa e a Inspiração Pink que traz intervenções artísticas de artistas plásticos do país inteiro. As intervenções são para reforçar a ideia da campanha com torsos inspirados em pacientes com câncer de mama. Para saber a história de cada mulher por trás de cada obra de arte, é só direcionar seu celular para o QR Code presente nas esculturas.

Campanha Outubro Mais Rosa realizada pelo Shopping Pátio Brasil. Créditos: reprodução pessoal.

Campanha Outubro Mais Rosa realizada pelo Shopping Pátio Brasil. Créditos: reprodução pessoal.

    Notice: Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /var/www/publicacao/jornalismo/site-root/wp-includes/functions.php on line 2957

    Deixe uma resposta

    Entrevistas
    res20161008152707223220o Adriana Lodi, mestra, atriz e aprendiz
    Cidades
    Captura de Tela 2020-10-28 às 18.38.14 Tia Zélia, a baiana que conquistou a Vila Planalto
    Cidadania
    WhatsApp Image 2020-10-28 at 18.21.29 ONGs para pets do DF passam por necessidades durante a pandemia
    Economia
    auxilio-emergencial As dificuldades de quem não conseguiu aderir ao auxílio emergencial
    Esporte
    O esporte na pandemia da Covid19| Freepik Como está sendo a adaptação das atividades esportivas durante a pandemia da Covid-19
    Cidadania
    WhatsApp Image 2020-10-14 at 20.47.49 Mulheres unidas na linha de frente contra a violência de gênero
    Economia
    foto matéria-6 destaque Aumento do desemprego causa incerteza sobre o futuro
    Turismo e Lazer
    ponstos turisticos Brasil Saiba quais são cuidados que turistas devem ter antes de sair de casa
    Ciência e Tecnologia
    O crescimento dos aparelhos celulares no país|Flickr Os brasileiros estão cada vez mais conectados pelos smartphones
    Saúde
    Ensaio fotográfico gestacional da enfermeira Helenita Vilarinho. Mudança climática: calor excessivo no DF agrava problemas gestacionais
    Saúde
    No calorão do DF, que alcançou 37ºC em 8 de outubro, nem os sorvetes se salvam | FOTO: Reprodução / Pixabay DF bate recorde de calor. saiba quais são os cuidados necessários em tempos de seca
    Saúde
    Segundo pesquisa realizada pela VIGITEL, 57% da população masculina do DF, apresenta sobre peso. Isolamento social: aumenta o número de pessoas sedentárias no Brasil
    Ciência e Tecnologia
    Projeto procura novos modelos tecnológicos para uma eleição através da internet.| Flickr País busca novos modelos para implantar uma eleição via internet
    Comportamento
    foto matéria 8 TOC atinge mais de 4 milhões no Brasil
    Comportamento
    NICOLLY PRADO Para fugir de ansiedade e frustrações com pandemia, estudante viaja de bike e faz trabalho voluntário pelo Brasil afora
    Saúde
    frasco_rotulado_como_vacina_contra_covid-19_em_foto_de_ilustracao_10_04_2020_reuters_dado_ruvic_illustration1408200865 População permanece insegura quanto a futura campanha de vacinação contra a Covid-19
    Economia
    6cv0sd64tum55rmc60ootwxss-850x560 (1) Pequenos negócios crescem na contramão da crise causada pela pandemia
    Ciência e Tecnologia
    Crédito: arquivo pessoal Aplicativos on-line reaproximam as pessoas durante isolamento social
    Cidadania
    Capa Nova revista Redemoinho supera desafios do isolamento para investigar temas de relevância social

    Mais lidas