Festival de Lanternas Coreanas transforma Brasília em um espetáculo de luz e cultura

Com mais de 1.200 lanternas e trajes típicos, a exposição proporciona uma imersão na cultura coreana até abril.

Alice Pereira de Oliveira Silva

Postado em 31/03/2025

Corredor de lanternas coreanas, no evento ‘Luzes da Coreia’, no Shopping Pátio Brasil, em Brasília-DF. Foto: Alice Pereira.

A exposição Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas tem atraído olhares curiosos no Shopping Pátio Brasil. O evento, que já foi sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, trouxe para a capital federal uma imersão na cultura coreana por meio de um espetáculo de luzes, cores e tradição. Com mais de 1.200 lanternas de seda suspensas diretamente da Ásia Oriental, a mostra recria a atmosfera do famoso Festival Jinju Namgang Yudeung, evento anual da cidade de Jinju e um dos mais tradicionais da Coreia do Sul.

A organizadora dessa mostra do festival na capital, e que atua na área de eventos há 10 anos, Natalia Silveira Miranda, conta que a ideia de trazer a exposição para Brasília surgiu da sua paixão pela cultura coreana e da experiência em produções como o K-Festival. “Fui conhecer a primeira exposição das lanternas em São Paulo, em 2022, e desde então comecei a trabalhar para viabilizar essa experiência aqui. Queria trazer um pedacinho da Coreia para Brasília”, explica.

A tradição das lanternas e a simbologia do evento

A história das lanternas remonta ao século XVI, durante a Guerra Imjin (1592-1598). Segundo a tradição, os soldados coreanos usavam as luzes para avistar tropas inimigas e enviar mensagens aos familiares. Com o tempo, a prática se transformou em um festival em homenagem aos guerreiros e, segundo o Tripadvisor (site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo), reunindo mais de 2,8 milhões de visitantes por ano no outono da cidade de Jinju.

Hanboks (trajes típicos coreanos) em exibição e para experimentação do público no evento. Foto: Alice Pereira.

A exposição em Brasília não apenas recria essa tradição das lanternas e cores (claro que numa escala menor), mas também convida o público a mergulhar em outros elementos culturais. Além das lanternas, o evento oferece hanboks, trajes típicos coreanos, que são disponibilizados para os visitantes experimentarem e tirarem fotos. “Os hanboks, assim como as lanternas, foram confeccionados na Coreia e fazem parte da experiência imersiva”, conta Natália.

Outro destaque do evento é Hamo, um mascote de 3 metros de altura inspirado em lontras da cidade de Jinju. “O nome Hamo vem do dialeto local e significa ‘concordância’ ou ‘afirmação’. Ele carrega símbolos da cidade, como a água e as pérolas”, explica a organizadora.

Visitante em frente ao mascote Hamo, no evento ‘Luzes da Coreia’, no Shopping Pátio Brasil, em Brasília-DF. Foto: Alice Pereira.

A experiência dos visitantes

Para muitos, a exposição vai além do visual e se torna uma experiência sensorial e cultural. A advogada Bruna Neri, de 30 anos, visitou a mostra e se surpreendeu com a atmosfera criada. “A diversidade de luminárias e as cores me prenderam na magia do local. Parecia que eu estava em um festival fora do Brasil”, conta. Atraída principalmente pela oportunidade de conhecer mais da cultura sul-coreana, a advogada afirma que foi o que a motivou a ir ao evento. “Sempre fui curiosa com a cultura asiática, então quando soube do evento eu quis visitar”, complementa.

Já Gladian Reuel, de 24 anos, foi motivado a ir junto com colegas de trabalho, após o expediente. “O evento é bem curto, mas é muito bonito”, abordou sobre o espaço da mostra do festival.

Além da diversidade cultural e sensorial de cores, o evento também oferece atividades interativas, como a possibilidade de personalizar mini lanternas de papel com nomes escritos em coreano. O responsável por essa atividade é Pyo SeungJu, um coreano nativo que está no Brasil há menos de um ano, ao lado de sua esposa Katiana Serrão. Juntos, eles confeccionam e vendem as lanterninhas decoradas com elementos tradicionais no local do evento.

Impacto cultural e turístico

Com mais de 17 mil visitantes desde a inauguração, informação compartilhada pela organizadora, a exposição tem se consolidado como um dos eventos culturais mais procurados da cidade. Natália acredita que iniciativas como essa fortalecem Brasília como um polo multicultural. “Além de ampliar o horizonte cultural da população, eventos como o ‘Luzes da Coreia’ movimentam a economia criativa e atraem visitantes de outras regiões”, afirma.

A exposição conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e do Centro Cultural Coreano no Brasil, reforçando a importância da valorização da diversidade cultural na cidade.

Serviço – Luzes da Coreia: Festival de Lanternas Coreanas

📍 Local: Shopping Pátio Brasil, 1º Piso (SCS QD 06, Asa Sul, Brasília-DF)

📅 Período: Até 24 de abril de 2025

⏰ Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h

🎟️ Ingressos: R$ 8 (meia) | R$ 16 (inteira) | À venda no local e no Sympla.