Sola Coffee: uma imersão nas cafeterias japonesas
Localizado no Sudoeste, o local chama atenção pelo aconchego e cardápio único inspirado no país
Postado em 27/06/2024
Se você está em busca de um lugar especial para desfrutar de uma experiência única, o Sola Coffee, localizado no Sudoeste, é o destino perfeito. O charmoso café chama a atenção do público ao incorporar uma temática minimalista japonesa e objetos que remetem ao famoso estúdio de animação, Studio Ghibli. Com uma decoração acolhedora e opções no cardápio diretamente inspiradas no Japão, o Sola Coffee oferece uma rica experiência cultural.
Com mais de 50 mil curtidas no TikTok, o café se tornou um ponto de encontro popular entre os amantes da cultura e das animações japonesas. Isa Matsubara, filha do proprietário e principal responsável pela cafeteria, agradece a receptividade do público que resultou em longas filas para entrar no local. “Ficamos muito felizes com a resposta e interesse. O público recebeu muito bem, eu acredito, pois foi uma resposta direta às semana que estávamos assim postando mais. Acharam muito diferente legal e bonito.”
Inaugurado no final de 2023, o Sola Coffee é a realização do sonho de Daniel Rodrigues, pai de Isa, e tornou-se um negócio familiar. O café foi pensado para refletir o conceito japonês Wabi-sabi, que valoriza a beleza nas coisas simples e imperfeitas. O nome “Sola Coffee” tem um significado interessante: “sola” em latim significa “somente”, alinhando-se perfeitamente com a estética minimalista planejada pela família Matsubara para o ambiente, transmitindo a ideia de “Somente Café”.
A influencer Luíza Akemi foi conhecer a cafeteria
Foto: Arquivo pessoal
A decoração inspirada no Studio Ghibli foi uma ideia de Haru Yonemura, namorado de Isa e um dos atuais responsáveis pelo café. Após passar seis anos no Japão, Haru trouxe itens característicos das animações, incluindo o gato Jiji do filme “Serviço de Entregas da Kiki”, de 1989.
Isa explica que eles pensam em investir em novas formas de incorporar as animações ao café, mas sem se tornar um espaço temático. “Queremos abranger diversos gostos e apresentar novas experiências aos clientes. Estamos desenvolvendo ideias como um dia dedicado ao cinema japonês, que provavelmente será inaugurado com uma produção do Studio Ghibli.”
Uma experiência japonesa completa
O espaço possui uma identidade japonesa autêntica que encanta o público. Ana Maria Siqueira, uma das frequentadoras apaixonadas pelo café, descobriu o Sola através da viralização nas redes sociais. Ela comenta sobre a falta que sentia de um café acolhedor como o Sola: “É muito bom estar aqui, faz você se sentir bem e é uma experiência tão rica. A decoração é maravilhosa e realmente transporta a gente para o Japão. Cada detalhe é pensado com tanto carinho que dá para sentir a dedicação dos donos em cada canto”.
O espaço possui uma luz baixa, em tons quentes e claros. Com a mobília reutilizada compradas em bazar e antiquários, o Sola Coffe cria uma ambiente confortável e atemporal, onde o cliente poderá passar horas desfrutando de uma boa música calma e a um cardápio rico em sabores.
Além do ambiente receptivo, o Sola Coffee oferece aos clientes novas opções japonesas no cardápio, proporcionando uma imersão completa na cultura japonesa. Entre as opções, há sabores sazonais de mochi, podendo variar de acordo com a disponibilidade do dia época do ano, o mochi um tradicional bolinho de arroz recheado com geleia e sorvete, além de bebidas típicas das cafeterias japonesas, como a Japanese soda, o Matcha e suas variações, e o café especial Japanese drip coffee. O cardápio é cuidadosamente elaborado para trazer uma autêntica experiência dos cafés japoneses, permitindo aos clientes explorar novos sabores do Japão.
O sabores variam com a disponibilidade do dia O ambiente traz as decorações especiais do Studio Ghibli Isa Matsubara e seu namorado Haruo Yonemura, atuais responsáveis pelo café. O ambiente apresenta luz baixa e com moveis diversos e confortáveis para os clientes.