Campanhas de arrecadações para o Dia das Crianças são realizadas no DF

Diversos órgãos públicos, além de instituições e empresas, serviram como pontos de coleta para arrecadação das doações de brinquedos para o dia 12 de outubro

Julia Evelyn

Postado em 08/10/2021

Em 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças. Em comemoração à data, muitas campanhas de arrecadações de brinquedos para crianças carentes no Distrito Federal estão sendo realizadas. Além da ação desenvolvida pelo GDF, instituições e projetos sociais também estão trabalhando na causa. 

A campanha Vem Brincar Comigo foi idealizada pela Mayara Rocha, Primeira-Dama e secretária do Desenvolvimento Social do DF, e é desenvolvida sob a coordenação da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, com apoio de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal. Com o intuito de alegrar a vida de crianças de baixa renda, o projeto está arrecadando desde o dia 30 de agosto brinquedos e livros infantis para distribuição. Os pontos de arrecadação são: administrações regionais, batalhões do Corpo de Bombeiros, órgãos do GDF, Palácio do Buriti e anexo, e também na sede da Defesa Civil do DF. 

Na campanha Vem Brincar Comigo, em troca dos livros e brinquedos doados, os doadores receberam mudas de plantas do viveiro da Novacap / Crédito: Novacap

A Novacap foi um destes pontos de arrecadação. Nos dias entre 30 de agosto e 8 de outubro, o órgão recebeu brinquedos e livros infantis de diversos moradores do Distrito Federal. Seu diferencial, para estimular o aumento do número de arrecadações, é que em troca das doações, os doadores receberam mudas de plantas do viveiro da Novacap. De acordo com a empresa, a ideia fez com que novos doadores surgissem para integrar ao propósito.

Outras instituições também arrecadaram doações para contribuir com a campanha Vem Brincar Comigo, dentre elas, o Colégio Militar Tiradentes foi um dos que aderiram à causa. Alunos do 3° ano do ensino médio tiveram a ideia de organizar uma ação de arrecadações entre os alunos e funcionários da escola. As doações foram feitas até o dia 30 de setembro, e neste dia foram entregues no Centro de Comunicação Social da PMDF, um dos pontos de coleta da campanha Vem Brincar Comigo. “A campanha foi um sucesso, pois todos os alunos do CMT doaram brinquedos”, declara o Serviço de Atendimento à Comunidade Escolar do CMT. 

O Colégio Militar Tiradentes arrecadou brinquedos para a campanha Vem Brincar Comigo / Crédito: Arquivo Pessoal

A doação ao próximo

Amanda Chaves, de 22 anos, entregou sua doação ao 19° Batalhão da Polícia Militar, localizado no Novo Gama, no entorno do DF. Amanda conta que é o terceiro ano que faz doações à iniciativa realizada pela Polícia Militar para o Dia das Crianças. Ela explica que um dos grandes motivos para as doações que faz é a vulnerabilidade social, pois muitas crianças vivem em uma realidade totalmente diferente da dela, e define como se sente ao realizar as doações: “Feliz e cheia de gratidão. Pois doar é demonstrar amor ao próximo”. 

Apesar destas diversas iniciativas, conseguir arrecadações, com o agravante do cenário pandêmico e o impacto econômico por ele gerado, é muito difícil. Wélita Maria, de 49 anos, fundou há 5 meses o projeto social Corujinha, que visa beneficiar moradores do Córrego da Coruja, localizado na Ceilândia – DF. O projeto criou um programa para o dia das crianças, porém, não conseguiu arrecadar brinquedos para distribuir à comunidade. Mesmo assim, para não deixar as famílias e crianças de baixa renda desamparadas, o projeto doou alimentos, roupas e produziu um evento de cortes de cabelo gratuitos a fim de beneficiar não só as crianças, mas todos da comunidade do Córrego da Coruja. “É muito bom e muito gratificante ver as crianças felizes”, diz Wélita sobre realizar as doações às crianças carentes.