Práticas esportivas promovem a inclusão social e transformam vidas
Ao proporcionar igualdade e oportunidades, a prática esportiva é uma ferramenta poderosa contra a violência e exclusão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável.
Postado em 31/03/2025
O esporte tem o poder de transformar realidades, atuando com grande importância para a inclusão social. Ao oferecer oportunidades para a população, independentemente de origem social, gênero ou deficiência, a prática esportiva não só contribui para o desenvolvimento físico e mental, mas também abre portas para novos horizontes de vida, principalmente para aquelas pessoas com mais dificuldades financeiras, sociais e até físicas. Como por exemplo, o projeto Gol de Inclusão, que promove a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na prática esportiva.
Kelven Everton, gestor esportivo e criador do projeto Gol de Inclusão, tem conduzido com sucesso essa iniciativa inovadora que atende a um grupo experimental composto por 10 crianças diagnosticadas com TEA, entre 6 e 10 anos, incluindo meninos e meninas. Proporcionando gratuitamente uma experiência transformadora para os participantes que não praticavam esportes regularmente antes de ingressarem no projeto.
As atividades são adaptadas para garantir que cada criança se sinta confortável e engajada, respeitando suas características individuais e promovendo a participação plena de todos. O ambiente dinâmico das sessões favorece a interação social entre os participantes, criando uma rede de apoio e incentivo, e proporcionando uma oportunidade real de inclusão e desenvolvimento integral.
“O esporte é uma ferramenta poderosa para a inclusão social, criando oportunidades para a população. Com o Gol de Inclusão, queremos garantir que crianças autistas tenham acesso a um ambiente esportivo adaptado, promovendo seu desenvolvimento e autoestima. O esporte, somado com o investimento, pode afastar os jovens de comportamentos de risco”, disse Kelven Everton. O gestor esportivo ainda destaca que o maior desafio tem sido a falta de recursos financeiros e de infraestrutura adequada.

Foto: Arthur Isacksson
O impacto do esporte na vida dos jovens
Segundo o professor de Educação Física e técnico de futebol, Geovani Bernardes, o esporte é essencial na vida dos jovens. Ele destaca que o futebol vai além de promover a saúde física e mental, sendo um método relevante para integrar jovens de diferentes origens e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal. A prática esportiva ajuda a aumentar a autoconfiança, a ensinar valores como respeito e disciplina, além de abrir portas para novas oportunidades, como fazer amizades e até conseguir uma bolsa de estudos.
Geovani ainda ressaltou que, em sua experiência, os jovens que participam de ambientes esportivos passam por mudanças positivas em seu comportamento. “Uma rotina de treinos cria disciplina, aumenta a responsabilidade e melhora a convivência social. Eles também desenvolvem maior controle emocional, aprendendo a lidar com frustrações e desafios tanto dentro quanto fora do esporte”, disse o professor.

Foto: Arquivo pessoal
Em conversa com o atleta Luiz Filipe, foi possível perceber o impacto enorme que o esporte pode ter na sociedade. O jovem atleta de 20 anos teve o esporte como aliado por toda sua vida e compartilha que o futebol foi o fator principal para afastá-lo dos comportamentos de risco. “O sonho de ser um jogador de futebol me deu foco, disciplina e uma direção clara. Se não fosse o esporte, eu tenho certeza que eu estaria no caminho errado, como vários à minha volta. O futebol me influenciou a ser um cidadão melhor”.
Luiz Filipe é um exemplo claro de como o esporte pode ser uma ferramenta eficaz na construção de uma sociedade melhor, proporcionando aos jovens não apenas uma válvula de escape, mas também a capacidade de superar desafios e construir um caminho de sucesso. Filipe cresceu em uma comunidade carente, rodeado de coisas erradas, como tráfico de drogas, violência e etc., assim como a maioria das comunidades de baixa renda. Desde cedo apaixonado por esporte, Filipe começou a jogar no Lyon, escolinha de futebol da região, influenciando diversos amigos para esse caminho também. Após anos no projeto, o jovem conseguiu se destacar e chamar a atenção do Santa Maria, time profissional da região. Filipe seguiu seu sonho, e hoje é um atleta profissional que através do esporte não foi conduzido ao caminho errado como vários ao seu redor.

Foto: Arthur Isacksson