Projeto Recanto Poético distribui cultura e arte para jovens do Recanto das Emas

Desde 2019 o projeto trabalha com oficinas culturais e ajuda na distribuição de produtos para a população carente do Recanto

Vitória Alice Silva

Postado em 03/11/2021

Criado em 2019, o projeto Recanto Poético vem espalhando cultura e diversão por meio de expressões artísticas para jovens da periferia do Recanto das Emas. A sede atual do projeto é no Centro de Artes e Esportes Unificados do Recanto das Emas (CEU) e, de acordo com Welton Ferreira, organizador e professor de break dance, qualquer jovem interessado em arte e cultura está convidado a participar. Atualmente, o projeto está funcionando com oficinas gratuitas de poesia e break dance nos fins de semana. 

O Recanto Poético é uma organização independente, ainda sem nenhum patrocinador fixo, que conta com uma equipe organizadora de 13 jovens de aproximadamente 15 a 30 anos. “Transformar os lugares por meio da arte, cultura e educação, levando entretenimento e conhecimento por todos os locais em que passarmos, especialmente no Recanto das Emas”, este é o grande objetivo do projeto, segundo Welton.

Além das oficinas, o Recanto Poético também trabalha com arrecadações para doações destinadas à crianças e adolescentes. Em parceria com algumas Organizações Não Governamentais (ONGs), o projeto já conseguiu arrecadar livros e brinquedos para serem distribuídos às crianças de baixa renda do Recanto das Emas. 

Welton Ferreira (à esquerda) participa da equipe administrativa e dá aulas de break dance no Recanto Poético | Foto: Arquivo pessoal

Recanto Poético é sinônimo de aprendizado  

Organizadora responsável por secretariar as reuniões do projeto, Uliane Ferreira, 20 anos, é a secretária geral do Recanto Poético e o acompanha desde os primeiros passos a convite de seu amigo e idealizador, Mc Dhark. Uliane conta que a melhor parte de participar é quando os voluntários se conectam com a comunidade, em momentos que vão para as ruas e fazem doações. “Na minha opinião, participar do projeto é ajudar a sociedade a estar presente com todas as artes”, afirma. 

Para Rebeca de Assis, 18 anos, o projeto a ajudou a se encontrar no mundo da escrita. Rebeca é poetisa e atualmente ministra as oficinas de poesia, além de auxiliar no controle das redes sociais. “A melhor coisa é a aprendizagem e as experiências que eles me proporcionam. O Recanto Poético me ajudou a me encontrar na poesia e entender realmente o que eu quero fazer”, relata. 

Para todos os organizadores e voluntários do projeto, o ato mais marcante até agora foi a apresentação de inauguração, que aconteceu em 16 de novembro de 2019. Eles apresentaram uma peça que tratava sobre temas sociais relevantes, como o racismo, e abordaram, também, o empoderamento negro. “O momento mais memorável foi a primeira apresentação do projeto, aprendo bastante com todos os participantes, com o que eu faço”, relata Uliane. 

O projeto Recanto Poético está de portas abertas e aceita todos os públicos. Para participar basta acessar as redes sociais do projeto (@projetorecantopoetico – no Instagram), ou ir presencialmente até o CEU das Artes do Recanto das Emas.