Projeto Social com 26 anos de história atende mais de 200 crianças

Alunos participam de oficinas de literatura, cultura digital, karatê e musicalização

Vítor Mendes Valério

Postado em 24/03/2025

O projeto social Promovida atende 220 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, oriundos de 151 famílias. Padrinhos e madrinhas colaboram com valores mensais, que são destinados aos custos das atividades.

Com a iniciativa das irmãs de São Vicente de Paulo Servas dos Pobres, o projeto nasceu em 17 de agosto de 1998, tendo como principal objetivo tirar crianças das ruas. No ano de 1999, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul, juntou-se ao grupo e passou a ser a mantenedora legal da instituição.

Entrada principal da Promovida, projeto social localizado em São Sebastião-DF — Foto enviada pela Promovida

A parceria com a comunidade da Paróquia permitiu a formalização da Promovida como organização da sociedade civil. Todo e qualquer serviço prestado pelo projeto é gratuito aos usuários da política de assistência social. A Promovida teve como sua primeira sede um galpão de uma igreja em São Sebastião e com doações da comunidade sua nova sede foi inaugurada em 07 de junho de 2003, ainda nas proximidades.

Maria Selma, coordenadora geral da Promovida, assumiu o cargo em 2014. “A gestão cotidiana é desafiadora, mas zelei para dar continuidade à excelente base que encontrei, com compromisso e responsabilidade e por aqui estou ainda gerenciando com o apoio de uma amada e guerreira equipe de 19 colaboradores e 22 voluntários”.

Dentre as fontes de recursos financeiros que mantém a Promovida estão uma campanha permanente de apadrinhamento, bazar mensal, medidas alternativas do Ministério Público; eventos beneficentes e parcerias, como Criança Esperança; Instituto Levvo, GPS – Fundation.

As crianças são assistidas em dois turnos, matutino e vespertino. No período da manhã, o café é servido e logo depois atividades pedagógicas são iniciadas. Após as atividades, outra refeição é fornecida e as crianças tem um momento de recreio. Terminado o lazer, o almoço é servido. Na parte da tarde, o mesmo modelo é seguido.

Várias atividades são ofertadas, como oficinas de literatura, cultura digital, karatê, musicalização, socioeducativa e um projeto de horta.

Na oficina de música vários instrumentos são disponibilizados para a aprendizagem, desde o violão até instrumentos de sopro, e as aulas são ministradas por profissionais da área. Há também uma oficina de informática, onde as crianças dão os primeiros passos para aprender a usar computadores, com direito a certificado. Durante o mês de junho, as crianças ensaiam a quadrilha para se apresentarem em uma grande festa que acontece no projeto.

Assistidos do projeto dançam durante apresentação da festa junina. Foto: Banco de Imagens/Promovida

Para Selma, a Promovida é importante na vida das crianças. “O projeto visa colaborar com a promoção da pessoa humana, especialmente seu desenvolvimento enquanto menor de idade. Dessa forma entende-se e procura-se atender às necessidades desse público, no que tange a garantia de direitos e dignidade. Com essa oportunidade, acredita-se que no futuro elas, caso queiram, terão possibilidade de escolhas”.