Árvore na quadra 8 do Cruzeiro apresenta risco de queda

Moradores relatam insegurança para problema que se estende há anos

Isabela Duarte

Postado em 10/04/2024

Detalhes das rachaduras e do mofo no tronco da árvore. Foto Isabela Duarte

Há 7 anos os moradores do Cruzeiro têm observado sinais de deterioração em uma árvore localizada na quadra 8 do bairro. No entanto, desde o primeiro pedido de fiscalização, nenhuma medida efetiva foi tomada para resolver a situação. A árvore está seca, sem folhas, com um tronco severamente trincado e com mofo. De pé, é um lembrete dos perigos que representa.

Preocupado com a segurança, o morador da casa ao lado, Renato Borges, decidiu agir por conta própria. No dia 2 de março, ele isolou a área ao redor da árvore e colocou avisos de alerta sobre o risco de queda de galhos. Além disso, contatou o Corpo de Bombeiros para avaliar a situação, mas as autoridades declararam que, embora a árvore esteja danificada, não há muito que possa ser feito enquanto ela não cair.

Após a mobilização dos moradores e a repercussão do caso, em resposta a essa situação crítica, a assessoria de comunicação da Administração do Cruzeiro se posicionou. Eles anunciaram que os órgãos responsáveis pela poda das árvores, Novacap e Neoenergia, estão programados para realizar o procedimento, tendo sido iniciado a partir da quadra 10. Essa medida visa garantir a segurança da população e evitar possíveis acidentes.

Para Susane Souza, moradora, a remoção é essencial para a segurança da comunidade. “Os galhos estão caindo e podem machucar alguém”. E acrescenta: “A comunidade espera que o corte seja realizado com urgência e que medidas preventivas sejam tomadas para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro”.