Moradores de Samambaia cobram entrega da Escola Classe 425 e criticam atraso por causa de estacionamento

Obra terá reinauguração no final de abril. Investimentos foram de R$14 milhões na reforma.

Carlos Vilaça

Postado em 24/03/2025

A Escola Classe 425 em Samambaia passou por uma reforma e o projeto previa ser entregue em 2022. Foto: Carlos Vilaça

A população de Samambaia manifesta indignação com a demora na entrega da Escola Classe 425. A unidade, que passou por uma reconstrução completa, já deveria estar funcionando, mas a conclusão das obras foi adiada devido à construção de um estacionamento e de um parquinho no local. Para os moradores, essa decisão prolongou o tempo de espera e prejudicou as crianças que aguardavam um espaço adequado para estudar, tendo sido realocadas para outras escolas da região.

“Estamos no aguardo da entrega, meu filho de dois anos já poderia usufruir dos serviços já que é bem próximo aqui de casa”, afirma Alex Souza, porteiro, 36 anos, morador da região.

A obra está passando por processo de finalização antes da entrega, com acabementos e pintura. Foto: Carlos Vilaça

A nova estrutura da escola inclui 18 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, parquinho e quadra coberta. Após entregue, ela receberá mais de 600 alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental. No entanto, a finalização do estacionamento postergou a inauguração, gerando frustração na comunidade. “Estamos cansados de esperar. Educação deveria ser prioridade, não estacionamento”, critica a dona de casa, Maria da Gloria de Sousa, 55 anos, moradora de Samambaia.

As melhorias que a construção trará

A quadra de esportes foi construída em novo aditivo de licitação. Foto: Carlos Vilaça

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela obra, reconhece o atraso, mas justifica a necessidade da construção do estacionamento. “Todos os problemas foram resolvidos, e a entrega está garantida. Sabemos da importância dessa escola para a comunidade”, afirmou Fernando Leite, presidente da Novacap.

Em nota, a Secretaria de Educação também comentou sobre a situação, destacando os benefícios da nova unidade. “Entregar uma escola reformada e totalmente nova para os estudantes da rede pública é sempre um motivo de alegria para a nossa gestão”, diz a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. “Sabemos que o estudante se sente mais acolhido e motivado para focar os estudos e a aprendizagem, que é o nosso objetivo principal”, afirma.

Fundada em 1991, a escola está recebendo uma renovação geral em todas as dependências. Por descaso de gestões passadas, o local passou por uma série de problemas. Um deles quase se transformou em tragédia, quando parte do telhado cedeu e machucou uma criança de quatro anos, em 2016. Na ocasião, a menina teve ferimentos na boca, e a sala foi interditada.

Rosalvo Lopes, professor, 36 anos, morador da quadra 423 de Samambaia, afirma que a entrega da escola trará muitos benefícios para região, “principalmente para gente que tem sobrinho pequeno e depende de uma construção desse porte e qualidade” e ainda acrescenta: “vai ser útil pelo deslocamento e para nossa comodidade”, finaliza.