SLU instala contêineres papa-lixo, mas descarte indevido continua

A SLU informa que com esses recursos busca transformar esses locais conhecidos como lixões.

Daniele Camile Ribeiro de Andrade

Postado em 31/03/2025

Moradores da região de São Sebastião relatam a falta de conscientização na hora do descarte do lixo, que anda acontecendo de forma inapropriada e irregular trazendo problemas tanto para cidade quanto para o saneamento básico.  

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal instalou contêineres nas regiões rurais e isoladas, pontos de difícil acesso de caminhões da coleta. Ainda assim, os contêineres não são utilizados da maneira correta pela população.

O relatório da administração regional de São Sebastião informa ainda que no ano de 2021 foram feitas apenas 3 instalações de contêineres, sendo previstos 23 dispositivos para a região em locais estratégicos. 

Segundo informações do chefe de comunicação da administração da região, Josefin Mirindiba, os pedidos para instalação dos equipamentos foram feitos, mas apenas a (SLU) poderia relatar o porquê essas instalações não foram concluídas. 

Papa-lixo local instalado para o descarte de lixo Foto: Daniele

O site da SLU informa que esse recurso transforma esses locais, conhecidos como lixões em ambientes como espaços de convivência apropriada para a população.  

Maria Conceição, moradora da região há 7 meses, relata que mesmo vivendo há pouco tempo na região já  se sente prejudicada com a situação. Segundo ela o descarte indevido traz o aumento de risco de proliferação de roedores, além da presença de animais e catadores de lixo no ambiente correndo o risco de contaminação. 

Os papa-lixos para descarte de lixo que não são recicláveis e nem reutilizáveis continuam não sendo utilizados da maneira correta pelos moradores. Com isso, vários locais se tornaram ambientem de descarte de entulhos que transformam o local e geram má valorização da cidade que passa a ser mal vista pelos visitantes. 

A moradora relata a falta de compromisso do governo com a cidade para a conclusão de projetos como esses, e a falta de locais apropriados para os descartes de entulhos trazendo soluções para esse problema.

Falta de informação

A (SLU) relatou por meio de uma mensagem, que a cidade de São Sebastião possui 38 papa-lixos instalados. Cada um comporta 5m³ de resíduos.

Os moradores também contam com dois papa-entulhos para recebimento de móveis velhos, podas, galhadas, entulhos e materiais recicláveis. Um está localizado na Quadra 305 e outro na Rua 33, do Bairro Crixá.
O SLU também instalou 513 novas lixeiras-papeleiras na região.

Descarte indevido de entulhos por falta de locais apropriados Foto: Daniele