Alunos criam cenários no Minecraft sobre lendas indígenas
Professores relatam que, se usada como aliada, a tecnologia pode trazer grandes benefícios
Postado em 28/04/2024
Os alunos de uma escola privada, localizada na 702 sul, criaram cenários no jogo Minecraft para contar histórias sobre lendas indígenas. Em grupos, os estudantes escolheram um dos contos dos povos originários que estão sendo estudados na disciplina de língua portuguesa e narraram a história através do espaço criado por eles.
O professor de matemática, Elias Pereira, participou do treinamento Minecraft Education, através da Trivium Microsoft, para treinar professores pelo país e usar nas salas de aula. Ele relata que atividades como essa são desenvolvidas semanalmente para ampliar as habilidades dos alunos. “Aqui na Escola Salesiana Brasília, dividimos em uma tríade: Minecraft, Pensamento Computacional e o Maker. E sempre associamos essa tríade às matérias básicas como português, matemática, ciências, história”, ressaltou.
Tecnologia como aliada no ensino
Elias destaca que estudantes dessa geração têm que ser encorajados a resolverem problemas reais, e esse tipo de pensamento precisa começar na escola. O professor conta que iniciativas como essa estimulam os alunos a produzirem soluções incríveis. “Costumamos mostrar para os alunos que tudo que produzimos em sala tem uma finalidade, e quando eles entendem que a tecnologia é uma ferramenta de produção, como o caderno e caneta, eles procuram entregar os desafios da melhor forma”, finaliza.
Renata Melo, professora de língua portuguesa, fala que a ideia surgiu a partir de um projeto que deveria ser realizado para falar um pouco mais sobre os povos originários. Como o professor de matemática já havia introduzido o Minecraft aos alunos, eles uniram o útil ao agradável. A professora conta que fez um roteiro com eles para serem selecionados os melhores cenários e histórias. “Foi um trabalho que ficou legal, porque a gente uniu a tecnologia e as lendas, que já era um assunto que eles tinham que trabalhar”.
A professora ressalta que iniciativas como essa são benéficas para os alunos e é uma forma de incentivá-los quanto aos estudos. “Recontar a história em forma de Minecraft fez eles ficarem muito mais empolgados. Eles tiveram que aprender a analisar o espaço, os elementos da narrativa, personagens principais e características físicas para a criação dos cenários”. Renata acrescentou dizendo que nota um maior interesse dos alunos com atividades semelhantes que englobam a tecnologia, como, por exemplo, o quiz.
Os alunos Vinicius Garcia e Henrique do Morro, de 11 anos, disseram que gostaram muito da iniciativa levada pelos professores de criar espaços no Minecraft, e consideram ter aprendido muito através desse projeto.