Produtores audiovisuais precisam se adequar aos novos meios de comunicação

O TikTok foi o aplicativo mais baixado no ano passado, ultrapassando gigantes como Facebook e Instagram

Leonardo Ramos de Moraes

Postado em 12/04/2022

A indústria do audiovisual vem adaptando suas ações para se adequar às demandas das novas mídias, que têm nas redes sociais suas principais vitrines. O crescimento desenfreado dessas redes oferece inúmeras oportunidades para criadores de conteúdo. O TikTok é o principal exemplo disso. O aplicativo foi o mais baixado de 2021, ultrapassando gigantes como Facebook e Instagram. A Byte Dance, multinacional chinesa e desenvolvedora dessa rede, afirmou que a plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. 

O fotógrafo romeno Matei Bostan afirma que a fotografia se tornou muito mais acessível. Ele exemplifica que as câmeras dos celulares de hoje são melhores do que o equipamento profissional que era usado há meio século. Para Matei, outro ponto importante é o fato de que, atualmente, as pessoas são apaixonadas pelo audiovisual, e têm acesso gratuito a muita informação relevante e de qualidade. No Youtube, é extremamente fácil encontrar vídeos que ensinam técnicas, aconselham que equipamento usar e muito mais”. 

Quando perguntado a respeito de a época em que vivemos ser propícia para construção de uma carreira no audiovisual, diz: “Com certeza, graças a internet e às redes sociais, nós temos a oportunidade de nos promover e também o nosso trabalho”.

O astrofotógrafo norte-americano, Adam Gordon, ao ser questionado sobre as principais diferenças entre fotografia e filmmaking nos dias de hoje e há 50, anos, afirma que a principal delas é o acesso às redes sociais. Ele diz que “antigamente os profissionais da área tinham que vencer diversas etapas para se tornarem conhecidos, e, que atualmente, você pode simplesmente postar um vídeo, e, se este viralizar, sua carreira está lançada”.

Adam diz que após um certo tempo publicando seu trabalho na internet, os resultados começaram a aparecer: “Alguns dos meus vídeos viralizaram, e foi muito gratificante receber centenas e, por vezes, milhares de comentários positivos. Algumas marcas entraram em contato comigo, fechei parcerias, fiz algum dinheiro e expandi minha rede de contatos. Tudo isso ocorreu, principalmente, graças ao TikTok, e um pouco ao Instagram”.

Criador de Conteúdo em ação

O especialista em marketing digital, Anderson Lopes, diz que atualmente muitas marcas estão migrando investimentos de publicidade das mídias tradicionais para parcerias com influenciadores digitais. “O grupo LVMH, por exemplo, que é dono de empresas como de marcas como Chandon e Louis Vuitton, aumentou absurdamente a verba destinada às parcerias com criadores de conteúdo, enquanto diminuiu a quantia destinada aos meios de comunicação convencionais”.

Isso prova o enorme alcance das redes sociais e a consequente expectativa de bons resultados nos negócios. Para se ter um negócio de sucesso nos dias de hoje, é necessário ter um canal forte na internet.

No modelo atual de trabalho digital, criadores de conteúdo trabalham de forma diferente da indústria audiovisual. Enquanto as produções tradicionais requerem estruturas complexas, a criação de conteúdo em plataformas digitais é bem mais fácil e permite que uma pessoa com apenas um celular conectado à internet, do conforto de sua casa, alcance pessoas no mundo inteiro. Há inúmeras oportunidades nessa área, e os únicos requisitos para usufruir delas, são a aptidão a se arriscar, dar a cara a tapa e apertar o rec.