Apresentação pessoal é seu cartão de visitas e pode te destacar

A apresentação pessoal é a primeira impressão que as pessoas têm de você. Entenda como se portar e ganhar destaque durante a entrevista

Thalya Cunha

Postado em 27/04/2022

Apresentação pessoal é o seu cartão de visitas, é a primeira impressão que os recrutadores e entrevistadores terão de você e como as pessoas ao seu redor vão te enxergar. A imagem é um dos pilares mais importantes da mensagem que passamos para alguém de forma não-verbal e o nosso cérebro geralmente associa a uma boa imagem conceitos como competência, profissionalismo e seriedade.

A apresentação pessoal é a forma de chamar atenção do recrutador: a maneira como você se veste, como se comporta, a sua higiene, pois até o momento o recrutador tem apenas o seu currículo para saber sobre você. Para o mestre em psicologia do social, do trabalho e das organizações e diretor do Trabalho no Divã – Saúde Mental no Trabalho (@trabalhonodiva), Vitor Barros, um dos pontos mais avaliados durante a apresentação pessoal são as formas não-verbais. “A maneira como você fala, o tom de voz, o movimento do seu corpo. Tente falar de maneira clara e que todos entendam. Uma pessoa que fale rápido demais pode não passar uma imagem muito positiva na avaliação do recrutador”, diz

“A melhor forma de fazer uma boa apresentação pessoal é conseguir unir a essência pessoal ao propósito profissional. Lembrando sempre dos elementos da comunicação não verbal e de conceitos do marketing pessoal que podem potencializar a sua própria história de acordo com aquilo que você almeja”, explica Mariane Soares, comissária de bordo e palestrante nas áreas de desenvolvimento e apresentação pessoal dentro e fora da aviação. 

Durante a entrevista você pode se sentir nervoso, ter tremores ou falhas na voz. | Reprodução: Pexels

Outro fator que deve sempre ser levado em consideração é o dress code, vestir o que é mais adequado ao ambiente, àquela vaga, mas que o candidato não se sinta desconfortável. Além do que, gera um sentimento de pertencimento e confiança. Vitor explica que quanto maior o cargo, mais o dress code é avaliado.

Para Thífane Ferreira, que concorria a uma vaga de aeroporto, ter autoconhecimento é fundamental. “Saber quem eu sou me passou segurança. Apesar de ser a primeira entrevista, sinto que passei tranquilidade”. A mentora com foco em aviação, Mariane, explica que ser você mesmo é importante para que saiba seus pontos fortes e fracos. “Seja você por inteiro e saiba quais partes da tua história te levaram até ali”, finaliza Mari, que dá dicas em seu Instagram sobre processos seletivos, desenvolvimento pessoal, dress code (@about.mary).

Durante a pandemia, diversas atividades precisaram ser realizadas de maneira remota. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma de recrutamento Vagas.com, a taxa de vídeo-entrevista aumentou 2.149% de março a setembro de 2020. Para Ivy Choueri, que pleiteou uma vaga de call center, a principal diferença entre o formato online e o presencial está na comodidade. “No modelo presencial há o deslocamento, mas tem uma interação melhor. Já no online tem o conforto de estar em casa, mas podem acontecer problemas técnicos”, explica Ivy.