Rotina de compras em supermercados é adaptada na pandemia

Estabelecimentos e consumidores adotam diversos hábitos para evitar o contágio do vírus da Covid-19

Julia Evelyn

Postado em 06/09/2021

Em 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19, a adaptação de novos hábitos na rotina dos brasileiros foi necessária. Diversos setores da indústria e do comércio no mundo também sofreram o impacto dessas mudanças, necessitando adaptar-se às novas orientações. Em consequência, algumas destas novas condutas foram introduzidas no cotidiano de quem realiza compras em supermercados.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, os supermercados classificam-se em local com nível intermediário de contágio do vírus da Covid-19, por isso, restrições para circulação nesses ambientes foram indispensáveis. Desse modo, a Associação Brasileira de Supermercados divulgou no início da pandemia, cartilhas de “Boas práticas para prevenção de Coronavírus (COVID-19) nos supermercados”, onde publica instruções a serem seguidas pelos estabelecimentos.

As boas práticas

Por pertencer ao grupo de serviços essenciais, a rede de hipermercados Atacadão, do Grupo Carrefour do Brasil, continuou funcionando durante a pandemia, por isso foi um dos comércios a seguir rigorosamente com todos os protocolos implementados desde o início desse cenário. O hipermercado inseriu em todos os estabelecimentos uma série de iniciativas de segurança:

·        Reforço na limpeza e higienização intensa dos carrinhos, esteiras e caixas; 

·        Álcool em gel disponível para colaboradores e clientes; 

·        Instalação de painéis de acrílico em todos os caixas; 

·        Aplicação de adesivo no chão para que os clientes mantenham uma distância segura; 

·        Controle do número máximo de clientes por loja; 

·        Aferição de temperatura de colaboradores e clientes antes de entrar nas lojas. 

“Essas medidas garantiram à empresa a certificação internacional My Care, que avaliza a eficiência e segurança das medidas adotadas para a proteção de clientes e colaboradores”, diz em resposta encaminhada por e-mail a assessoria de imprensa do Grupo Carrefour Brasil.

Além das grandes redes, pequenos comércios locais também precisaram se reinventar e adaptar-se ao novo modelo de vendas. Café com Leite, o estabelecimento da dona Yolanda Pessoa, localizado no Riacho Fundo I, foi um destes. Distanciamento social, uso de máscara, medição da temperatura corporal dos funcionários e clientes, são alguns dos novos hábitos na rotina de compras no mercado, além disso, o reforço na higienização dos alimentos foi um dos pontos principais a serem implementados. A proprietária conta como é realizada a esterilização de alguns alimentos: “As frutas e legumes são colocados em câmara fria, e os cheiros verdes e outros alimentos são colocados em saquinhos, devidamente separados um do outro”. Apesar dos cuidados, muitos de seus clientes passaram a pedir as compras de supermercado via delivery. 

O mercado Café com Leite adotou novas regras para evitar o contágio da Covid-19 / Crédito: Júlia Melo

Máscara, álcool em gel & compras

Irani Portugal faz compras semanalmente em hipermercados. Apesar de ver alguns cuidados que o estabelecimento tem com os clientes, decidiu por intensificar seus hábitos de higiene na hora de realizar suas compras. Itens como álcool, flanela de limpeza e máscaras não faltam em sua bolsa. “Tenho todo o cuidado e higienização, eu levo minha própria flanela e vidro de álcool para higienizar o meu próprio carrinho, e fico higienizando as minhas mãos frequentemente. Eu procuro ir com duas máscaras ao mercado, e tenho cuidado extremo para não colocar as mãos no rosto e não coçar os olhos”, conta. A recepção das compras em sua casa também segue um protocolo, higienização com álcool nas embalagens e limpeza com água e sabão em todos os produtos que vão à geladeira. 

Maristelia dos Santos também inseriu tais práticas no seu dia a dia. No início da pandemia priorizou por não ir presencialmente ao supermercado, mas depois de tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19 passou a ir semanalmente ao estabelecimento próximo a sua casa para comprar frutas, legumes e verduras. Ela conta que escolhe o estabelecimento por confiar nas medidas de higienização: “Lá eu tenho mais confiança, eles medem temperatura, tem álcool em gel, cestas esterilizadas e distanciamento de pessoas”. Embora mantenha muitos cuidados, atualmente já abandonou alguns hábitos como: o uso de luvas ao ir ao mercado e a esterilização da embalagem de produtos ao chegar em casa. Mesmo assim, deixar os sapatos do lado de fora, trocar as roupas e lavar as mãos ao chegar em casa são práticas ainda mantidas. 

Por mais que sejam hábitos comportamentais que foram desenvolvidos durante a pandemia, essas são práticas simples e básicas que podem prevenir não só a Covid-19, mas também a contaminação por outras doenças. Diante disso, Irani pretende manter tais precauções no seu cotidiano independente desse cenário, e Yolanda afirma que alguns cuidados poderão não ser mais necessários, mas que “higienização nunca é demais”.

Irani criou o hábito de higienizar todos os produtos que chegam à sua casa antes de levá-los à geladeira / Crédito: Júlia Melo