Aulas de pole dance online: Projeto cultural Estima Ativa

Projeto cultural disponibiliza aulas de pole dance e workshops gratuitos, com foco em fortalecer o espaço feminino na sociedade

Mariana Saraiva

Postado em 06/12/2021

O projeto Estima Ativa teve início em 2021, sendo idealizado pela dançarina de pole dance Alanis Alves, de 24 anos. Ocorrendo de forma totalmente gratuita e online, e  tem como princípio ensinar mulheres a dançar pole dance, e aprender sobre emponderamento feminino através de workshops mensais.

O intuito do projeto nasceu da vontade que a arte chegasse  para todos, dando visibilidade para o pole dance e fazendo as atividades chegarem a novas dimensões. “A falta de acesso faz o mundo ser diferente para alguns, como se parte dele realmente não existisse”, Conta Alanis.

 As transmissões ao vivo acontecem semanalmente e as alunas podem optar por assistir o conteúdo gravado posteriormente que fica disponível no site. Alanis conta: “Através da web conseguimos alcançar uma expectativa de público bem maior e mais variada. Diariamente aparecem novas pessoas interessadas em participar das atividades, já contamos com a participação de uma aluna argentina.”

Alanis acredita que tem diferença entre as aulas presenciais e online, ela conta: “ Acredito que o convívio presencial em grupo estimula o aprendizado com maior velocidade, além de tornar a experiência mais palpável. Mas em questão de qualidade de aprendizado, ambos os métodos são eficazes.”

O Estima Ativa possibilita que mulheres tenham acesso ao autoconhecimento através do pole dance, sem impedimentos socioeconômicos. Ligia Conconi, professora do projeto, conta: “ eu acho que a dança melhora a auto estima e a confiança, elas entendem que a dança é um processo de treino e entrega.”

Lígia durante um de seus ensaios. Crédito: Lígia Conconi

As perspetivas são de que as aulas possam acontecer de forma presencial, assim que a situação pandêmica tenha uma melhora considerável, mas mantendo o modelo online como opção.  

Participação do governo

O projeto foi contemplado por um patrocínio da Prefeitura de São Paulo junto à Secretaria Municipal de Cultural. Recebendo todo o apoio como recursos para a realização de todo o trabalho, estrutura e qualidade necessária.