Companhia teatral Neia e Nando retoma atividades presenciais

Aulas e eventos voltam a ser realizados e agora contam com o novo espaço próprio da equipe de teatro

Ana Morbach

Postado em 12/09/2021

Após 1 ano e 4 meses de trabalho remoto, a companhia teatral Neia e Nando voltou a realizar atividades presenciais. Atualmente com um novo espaço no shopping Liberty Mall e uma média de 110 alunos matriculados, as aulas de técnica teatral são realizadas aos sábados em dois períodos, das 9h às 12h durante a manhã, e das 14h às 17h da tarde. Com nove turmas no total, a companhia oferece turmas infantis, na faixa etária de 4 a 12 anos, e também, turmas para adultos. 

Desafios e superações 

Há mais de 15 anos como uma das principais companhias de teatro do Distrito Federal, a Neia e Nando passou por inúmeras dificuldades ao longo da pandemia da Covid-19. De acordo com o co-proprietário Nando Vilardo, a equipe perdeu muitos alunos, passando de mais de 300 no começo de março, para 23 alunos, separados em apenas duas turmas. Segundo ele, o processo de adaptação do formato presencial para o remoto foi complicado. As aulas destinadas às crianças, por exemplo, precisaram ser adaptadas com novas técnicas de ensino.

“Um dos maiores desafios que passamos foi o de fazer com que as crianças se concentrassem dentro da sala virtual e entendessem que, apesar de ser de maneira lúdica e sempre brincante durante os trabalhos, eles poderiam ter um aprendizado no sentido de fazer teatro”, revela. A partir de muito estudo e tempo, a companhia conseguiu superar o momento e hoje em dia está com atividades somente presenciais. 

Para Miela Veiga, professora da companhia há mais de 15 anos, o relato foi similar. Tendo que se adaptar às aulas remotas e se readaptar à aula presencial, Milena afirma que tentou trabalhar novas formas de educação teatral, como expressões e técnicas textuais, porém, sempre com foco em manter constante a atenção das crianças.

Com orgulho da nova sede da companhia, a professora conta que o local foi um sonho realizado. “Está sendo maravilhoso, estou conseguindo trabalhar muito mais com as crianças.  Acho muito bom porque teatro é isso, é presença, é estar juntos, marcação coreografia, dinâmica, e ver a expressão das crianças, tudo é melhor presencialmente!”, comenta.

O novo espaço da companhia fica localizado no shopping Liberty Mall. Endereço: Setor Comercial Norte, Quadra 2, Bloco D 

Gerações em sala de aula 

Além de aluna, Evelize Viana é uma amante de teatro que conseguiu passar sua paixão para sua filha. Aos 10 anos de idade, Chares Viana conta que além da vontade de começar as aulas, sua mãe foi a grande inspiração. A decisão de colocar a filha no teatro veio após perceber certa timidez, traço que foi aumentado por conta da pandemia. 

Para Evelize, o teatro é uma bela forma de aprimorar não somente habilidades em frente ao público, mas habilidades pessoais e principalmente sociais. Há mais de 3 anos praticando a arte teatral, a aluna diz que está feliz por voltar ao formato presencial após dar uma parada nas práticas por dificuldade de adaptação. 

“Acredito que o teatro ajuda muito na desenvoltura e na vida. Não tenho dúvidas de que  as aulas estão ajudando muito a minha filha depois desse período difícil em que principalmente as crianças sofreram. Já eu já estava ansiosa esperando o momento de poder voltar a ter as aulas, porque eu acho que teatro é algo real e muito prático.” afirma. 

Serviço:

As matrículas estão abertas e podem ser feitas pelo telefone de contato (61) 9 8199-2120 ou na recepção do local.