Culturalmente consumido no mundo todo, panetones marcam o final do ano

O panetone é uma massa tradicional do Natal. Sabemos que o final do ano está chegando quando vemos os panetones e chocotones nas prateleiras dos mercados 

Victória Cruz

Postado em 19/11/2021

Criado na Itália, o panetone consiste em um pão doce, recheado de frutas secas (uvas passas e frutas cristalizadas). Tem fragrância de baunilha. Sua consistência macia é resultado de um processo de fermentação natural. Sua origem é um mistério, existem diversas lendas sobre como o produto foi criado. 

A professora de gastronomia e confeitaria, Laisa Morgana, acredita que a massa doce foi criada a partir de um padeiro que queria impressionar uma moça. Outra lenda famosa sobre a criação do panetone é a sobre o “pão Toni”, em que o ajudante de cozinha do duque Milão Ludovico Sforza, na véspera do Natal de 1495 adormeceu enquanto esperava os biscoitos da sobremesa terminar de assar e eles acabaram queimando. Toni, com medo da reação do chefe de cozinha, misturou farinha, ovos, açúcar e frutas cristalizadas até obter uma massa macia e fermentada, colocou no forno e esperou assar. O sucesso do doce foi tanto que foi intitulado com o nome do ajudante. E depois foi chamado de panetone pelos italianos. 

Ninguém sabe ao certo como a massa foi criada, mas o que todo mundo sabe é que foi um sucesso que ultrapassou as fronteiras. Ele é consumido em vários lugares do mundo. E depois da Itália, o Peru e o Brasil são os países que mais consomem o tradicional panetone. Ele chegou através dos imigrantes vindo para a América do Sul em busca de oportunidades durante o fim do século 19 e início do século 20 e se tornou uma tradição nos natais dos brasileiros. 

No Brasil, o chocotone também é um sucesso, sua origem é desconhecida, mas a sua forma é parecida com o tradicional panetone, a grande diferença é que no lugar de frutas cristalizadas, há chocolate em gota ou em lascas. Também, há um grande mercado de panetones e chocotones caseiros e gourmet. 

Panetone versus Chocotone 

É certo que a tradicional massa de panetone é um sucesso entre os brasileiros, mas depois da invenção do chocotone, criaram-se três times no país: os que gostam apenas de panetone; os que gostam apenas de chocotone; e os que gostam dos dois. 

A estudante de fisioterapia, Ellen Gonçalves, é do time que gosta apenas de panetone. Ela afirma que apesar de gostar de chocolate e produtos, não consegue gostar de chocotone. “Realmente não sei porquê, mas não gosto de jeito nenhum, amo comer apenas o de frutas”, diz. 

Já a veterinária, Tathyanni Raquel, é do time que gosta apenas de chocotone. A mistura da massa com as frutas cristalizadas não é do agrado dela. “Eu gosto apenas do sabor daquele pãozinho com chocolate”, expressa. 

Seja com frutas cristalizadas ou com chocolate, a venda desses produtos nos últimos meses do ano é muito grande. Foi observando a grande comercialização que a confeiteira, Laisa Morgana começou a produzir artesanalmente panetones e chocotones. Ela afirma que começou a fazer artesanalmente há nove anos atrás, pois poucas pessoas do seu ramo trabalhavam com isso, e porque queria fazer algo diferente dos seus produtos artesanais.  

 A confeiteira Laisa Morgana vende mediante encomenda chocotone artesanais e personalizados. Ela também dá cursos online sobre panificação e produção de chocotone. Foto: reprodução Instagram

Atualmente, Laisa faz apenas chocotone artesanal. Ela explica que no início de sua carreira começou a fazer os dois, mas analisou que os panetones não tinham saída. “Eu optei por continuar trabalhando apenas com chocotone por conta da saída, que conseguia vender mais e por ter mais haver com a confeitaria”, conta ela. 

Além disso, ela também comenta que nessa época do ano, suas vendas aumentam consideravelmente por conta dos chocotones. Ela chega a receber três vezes mais do que nos outros meses do ano. 

Ambos os recheios são queridos e muito consumidos nessa época do ano, mas a futura nutricionista, Luana Costa, que atualmente está no sexto semestre do curso, alerta que o ideal é comer apenas uma porção, pois tanto o panetone quanto o chocotone contêm valores altos de gorduras e sódio. “Tudo que é comido em excesso é prejudicial à saúde, principalmente produtos que contêm muita gordura e ingredientes processados. O ideal é comer sem exagerar”, explica Luana. 

A futura nutricionista, Luana Costa, exemplifica que as frutas cristalizadas dentro do panetone têm valor nutricional baixo, pois elas são muito processadas e industrializadas. Ela também alerta sobre a quantidade de gordura saturada presente nos chocotones industriais. Foto: Guanabarino por Pixabay