Projeto de mestrado incentiva jovens a conhecerem mais sobre a cultura brasileira

O Batuques e canções irá focar, principalmente, na cultura dos povos originários do Brasil e em questões relacionadas a pertencimento e identidade.

Giovana Ferreira

Postado em 17/09/2021

O projeto “Batuques e canções” foi idealizado a partir da dissertação de mestrado do aluno de artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB), Júlio Moronari, e tem como principal proposta unir elementos do teatro, música e dança, focando em eixos relacionados a identidade, pertencimento e ancestralidade. A peça musical será apresentada por ex-alunos da escola pública da Vargem Bonita e a narração se desenvolverá a partir da experiência de vida de cada um dos participantes. 

A falta de incentivo à cultura brasileira é um desafio que Júlio cita, por esse motivo o organizador tem como principal objetivo fomentar a apreciação pela cultura dos povos originários (afro-indígena) e de abrir oportunidades para os jovens terem um ambiente de fala.

Diante de sua perspectiva alarmante do cenário musical brasileiro, o coordenador do projeto atribui isso, sobretudo, à glorificação da cultura ocidental e à falta de incentivo no Brasil. “O Brasil sofre com a questão da produção, não tem incentivo do Estado para se produzir, então as coisas são muito independentes dos resistentes; quando não é o que vem mesmo do lixo cultural que é vendido como única opção”. Para Júlio a questão do pertencimento é algo extremamente importante, por esse motivo sua peça será totalmente retratada a partir das vozes dos jovens da comunidade. 

Uma das participantes do projeto, Amanda Martins, esclarece como o projeto acaba sendo uma grande oportunidade e uma forma de socialização. “O teatro não é só atuação, mas também uma forma de ajudar na timidez e ser uma distração para muitos problemas”. Carollyne Ribeiro, também integrante, afirma que vê a peça como uma forma de ampliar seus conhecimentos teatrais, artísticos e educacionais.  

Amanda Martins, uma das integrantes do projeto que também ajuda  na coordenação

Para a coordenadora pedagógica Anne Siqueira todas as formas de cultura proporcionam que o ser humano seja mais criativo, expressivo e até mesmo possibilita que novos dons e habilidades sejam descobertos. A coordenadora ainda discute a importância da arte na vida desses jovens. “Oportunizar que jovens de uma comunidade carente de cultura, como a da Vargem Bonita, possam se expressar e expressar suas vivências por meio da arte, é descortinar um universo cheio de possibilidades”.

Previsão de início das apresentações

De acordo com Júlio Moreira, a peça tem previsão de estreia no começo de dezembro de 2021. Ele ainda conta que pretende levar o projeto para ser apresentado em outros espaços no Distrito Federal.