Rockin’1000: Brasília sediará primeiro show da maior banda de rock do mundo no Brasil

O Estádio Mané Garrincha será palco do primeiro show do Rockin’1000 Brasil. O evento reunirá mil músicos, entre profissionais e amadores

Lara Marques

Postado em 09/04/2022

No dia 7 de maio acontecerá a primeira edição do  Rockin’1000 Brasil, um evento que promete reunir a maior banda de rock do mundo: serão 1.000 músicos, entre profissionais e amadores, tocando ao mesmo tempo uma seleção de músicas que marcaram a história do rock nacional e mundial.

O show, que acontecerá no Estádio Mané Garrincha, será o primeiro da turnê de cinco apresentações no país, ainda sem datas definidas. Para comandar os músicos, a banda terá como maestro o Philippe Seabra, vocalista e guitarrista da banda Plebe Rude.

Performance da música Learn to Fly na primeira edição do Rockin’1000. Crédito: Rockin’1000

Para Laura Machado, produtora de conteúdo do evento e administradora da página oficial no Instagram, o público ainda não assimilou o tamanho do evento. “As pessoas foram demorando a entender. A gente ainda consegue identificar que muita gente não assimila que realmente o que vai acontecer é igual aquele vídeo do Foo Fighters que viralizou, 1.000 músicos tocando ao mesmo tempo”, diz a produtora.

O vídeo que Laura menciona é da primeira edição do Rockin’1000 no mundo. Em 2015, mil músicos se reuniram na Itália para performar juntos a música “Learn to fly”, da banda Foo Fighters. O movimento viralizou e ganhou diversas edições na Europa ao longo dos últimos seis anos.

No entanto, Machado reforça que a edição brasileira possui os seus diferenciais: “apesar da gente seguir o layout, ter a patente do nome, não é a mesma produção. Então, tem diferenciais no nosso, como a inclusão. A gente vai ter a banda de rock da Apae ali no meio. A gente abriu a inclusão dentro da maior banda também, então temos pessoas que representam diversos tipos de inclusão no meio dos mil músicos”.

A banda será composta por 250 bateristas, 250 guitarristas, 250 vocalistas e mais 250 músicos divididos entre baixistas, metais, violonistas e outros. Crédito: Josh Sorenson/Unsplash

Ação social

Além da participação da banda Baião de Dois, formada por alunos da Apae-DF, a organização do evento está promovendo a arrecadação de alimentos para um conjunto de entidades a partir da venda dos ingressos, dentre as quais se encontra a instituição. 

“O convite para o Rockin’1000 surgiu de uma forma inesperada. O produtor Marcos viu meu perfil no Facebook e entrou em contato comigo para ver se a Apae-DF poderia estar em uma parceria para a arrecadação de alimentos”, conta Flávio Hodara, um dos professores responsáveis pela banda da instituição.

Além da esperada tonelada de alimentos arrecadados, Hodara fala sobre a importância da participação da Baião de Dois no show: “a expectativa para esse evento é de garantir a inclusão de uma forma que a gente vê pouco na  nossa vida que é  quando a pessoa com deficiência divide o mesmo tempo, espaços e lugares, fazendo as mesmas coisas que pessoas ditas neuro comuns.”

Como participar

Para participar, os músicos interessados devem preencher o formulário disponível no site oficial do evento. Como critério de avaliação, a organização pede um material audiovisual no qual o artista demonstra seu conhecimento e talento em relação ao instrumento que pretende tocar.

Com o intuito de pluralizar o evento e permitir que mais pessoas participem, cada uma das outras quatro apresentações no Brasil contarão com novos processos de inscrição. Todas as informações sobre o show estão sendo divulgadas na página oficial no Instagram.

Além das inscrições individuais, bandas autorais puderam participar de um concurso por meio das redes sociais para realizarem a abertura do show. A disputa, que contou com a participação do público, terminou no último dia 2 de abril com a divulgação das dez bandas selecionadas.

Classificados em nono lugar com a música “Existe Amor”, a banda Animal Urbano, do estado de São Paulo, participará do evento após um período de grande ansiedade. “Foi muita correria e dedicação de cada integrante, foram 31 dias de muito empenho  para cada etapa. Quando chegamos na etapa das 30 bandas classificadas, aumentava mais ainda a nossa dedicação, depois veio a etapa das 20 classificadas, aí tivemos mais confiança de que seríamos capazes de chegar ao top 10, e chegamos”, compartilha Segundo, o vocalista da banda.

A banda Animal Urbano será uma das dez bandas que realizarão a abertura do evento. Crédito: Animal Urbano

Apesar das etapas e da organização da vinda para Brasília, o vocalista conta que o momento da divulgação do resultado causou comoção em todos os integrantes. “Foi um momento incrível, arrancando algumas lágrimas de todos nós, pois não é fácil ter uma banda de rock independente no nosso país, onde quase não temos oportunidades de mostrar nosso trabalho, e a Rockin1000BR nos deu essa oportunidade”.

Para aqueles que não possuem interesse em participar da banda mas desejam prestigiar o show, a venda de ingressos está disponível no site do evento e na loja virtual. A expectativa é de que todos os ingressos sejam vendidos. “A gente espera conseguir lotar todos os espaços mesmo. Essa é a nossa grande expectativa para o evento: que lote a arquibancada, lote os camarotes”, declara Laura Machado.