Benefícios da atividade física vão muito além da estética
Endorfina, serotonina, dopamina são hormônios liberados pelo corpo durante a prática
Postado em 21/06/2022
A importância de fazer exercício físico e ter uma vida ativa não está relacionada apenas com a questão da estética. Essa prática proporciona melhorias para a saúde física e mental. A médica cardiologista, Danielle Dragalzew, explica os benefícios da atividade física. “ Os benefícios do exercício físico se estendem a várias áreas influenciando na saúde cardiovascular, diminui a mortalidade, ajuda no controle de pressão arterial, reduz a incidência da diabete tipo 2.”
Além disso, o exercício físico regular influencia na melhora da qualidade de vida, qualidade do sono, capacidade cognitiva, ajuda no combate à ansiedade e a depressão, diz a médica. Durante a prática ocorre a liberação dos seguintes hormônios: endorfina, serotonina, dopamina que são responsáveis pela sensação de bem-estar.
De acordo com o relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) sobre a Prática De Atividade Física, do Ministério da Saúde, houve um aumento na prática de exercício físico no tempo livre, durante o período entre 2009 e 2020, variando de 30,3%, em 2009, a 36,8% em 2020. Em contrapartida, o número de adultos que não praticam atividade física suficiente se manteve estável no período entre 2013 e 2020, variando de 49,4%, em 2013, a 47,2% em 2020.
Para o jornalista de 43 anos, Rodrigo Duhau, sua relação com o exercício físico começou na adolescência com a musculação. Hoje em dia, ele tem uma vida ativa por prazer e procura se exercitar fora do ambiente da academia. Corrida, pular corda e a luta Muay Thai estão na sua rotina 5 vezes por semana. “Quando termino um treino de luta, fico satisfeito, pois, consegui fazer tudo o que o meu mestre pediu. Isso é gratificante, sensação de dever cumprido. Ou seja, fiz uma atividade física de alta intensidade, que me deu prazer e o mais importante: a sensação de que você está evoluindo na luta que você escolheu para praticar.”
O futebol sempre esteve presente na vida do Lucas Dias, operador de mídia de 28 anos. Hoje ele faz musculação 6 vezes por semana, e alterna os exercícios aeróbicos e o futebol. O exercício físico se tornou prazeroso por ser um tempo só seu.” É um momento que eu me desligo de tudo, fico ali escutando uma música, ou algum documentário, ou um podcast que eu quero ouvir. Então é um momento que eu tiro para mim e eu acho muito relaxante”.
Cuidados na hora de fazer exercício físico
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado que o indivíduo faça no mínimo 150 minutos de atividade física por semana. O personal trainer Luyz Augusto alerta os principais cuidados que as pessoas devem ter: roupas e sapatos adequados para a prática, se alimentar bem antes e depois do treino, e manter uma boa hidratação.
“Na hora da prática da atividade física é importante ter um acompanhamento profissional para que sejam evitadas lesões por erro de execução, para ter a execução correta do equipamento e direcionamento correto do treino para seu objetivo.”