Criolipólise é método considerado eficaz para reduzir medidas

Tratamento pode reduzir até 25% de gordura localizada em apenas uma sessão

Sthefanny Sousa

Postado em 23/04/2022

Criolipólise gera morte das células de gordura através do congelamento a vácuo. Créditos: G1

A criolipólise é um método não invasivo que age na redução da gordura corporal através do congelamento controlado a vácuo. A famosa “lipo sem cortes” visa a destruição das células de gordura, que serão eliminadas dentro de 60 dias por vias normais, como urina e sudorese. De acordo com dados do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, quem realiza o tratamento pode perder cerca de 25% de gordura na área tratada em apenas uma sessão, o que corresponde a cerca de quatro a seis centímetros nas medidas corporais.

A médica dermatologista Regina Buffman, 38, afirma que entre os tratamentos de gordura localizada, a criolipólise é um bom procedimento e apresenta eficácia. Entretanto, atuando na área estética há mais de dez anos, ela faz um alerta: “Não é um método de emagrecimento, mas sim para redução de pequenas regiões que têm acúmulo de gordura” e acrescenta: “A criolipólise deve ser feita com critério e supervisão adequada, pois, como qualquer outro tratamento estético, pode apresentar efeitos adversos”.

Para que ocorra o procedimento, é importante que exista uma dobra cutânea acima de 2,5 centímetros no adipômetro (aparelho que mede a gordura corporal), antes de fazer o congelamento da área. O paciente deve estar em uma posição confortável, com o uso de manta, solução em gel e o aparelho que fará a sucção. O abdômen, área mais requisitada entre as mulheres, é submetido à uma temperatura de 8°C a -15°C por, aproximadamente, 60 minutos.

A experiência com o tratamento

Método para gordura localizada requisita cuidados e pesquisa. Créditos: Freepik

Milena Santos, 20, é digital influencer no ramo da beleza que já realizou a criolipólise. Em suas postagens, a brasiliense exalta que aprova e recomenda o tratamento para todos. “Eu realizei a criolipólise pela eficácia e praticidade. Não precisei de atestado, faltar faculdade ou emprego, já que é um processo de dentro para fora. Ainda ficou nítida a diferença em minhas medidas corporais”, compartilha.

Pode ser necessário o uso de mais sessões na mesma região de tratamento. Para serem realizadas, deve-se aguardar o prazo de 8 semanas da primeira sessão, dando tempo de finalização do processo inflamatório. Além disso, o resultado definitivo só é observado após dois a três meses.

Entretanto, como a criolipólise não é inócua, ela pode ter consequências a médio e longo prazo. Inicialmente, pode haver edema e perda de sensibilidade na área tratada, que irão se extinguindo com o tempo. Já a pior complicação seria a chamada hiperplasia paradoxal da gordura pós criolipólise, que ao invés de reduzir a porcentagem de gordura, aumenta. Para tratá-la, seria necessário realizar uma lipoaspiração de retirada efetiva desse lipídio.

Apesar de raro, existem relatos de mulheres que passaram por esse dano não reversível. Como é o caso da supermodelo canadense Linda Evangelista, 56, que, após realizar a criolipólise em 2015 e apresentar a hiperplasia, afirmou em suas redes sociais que não conseguia se olhar no espelho, pois estava deformada. Ela ainda relata que processa a empresa que realizou o procedimento, já que não houve um alerta sobre as possíveis consequências negativas que poderiam ser geradas.

Quem realiza o método 

Em 2017, o Conselho Federal de Medicina recomendava que a criolipólise e outros tratamentos estéticos deveriam ser realizados por profissionais médicos. Para Regina Buffman, essa recomendação é adequada, pois, ao ser liderado por um dermatologista ou cirurgião plástico, o tratamento transmite mais segurança ao paciente. “Em minha opinião, o profissional que se dispõe a realizar esse tipo de tratamento tem que ser apto a conduzir todas as etapas do processo, inclusive a resolução de possíveis complicações” , afirma.

Já Isabela Martins, 20, que cursa o penúltimo semestre de estética e já atua na área de criolipólise, acredita que um profissional estético consegue realizar a criolipólise sem problemas: “É um procedimento não invasivo, porém, precisa ter conhecimento para não causar queimaduras no paciente. Além disso, é necessário cuidado na programação, na instalação das manoplas e, principalmente, no posicionamento da manta.”

Milena afirma que quando realizou o tratamento, realizado por esteticista, sentiu-se muito confiante. “Acredito que seja importante não só saber os cuidados adequados, mas também informar o paciente de todas as consequências, tempo e sintomas do tratamento. Deixar que a criolipólise seja decidida pela pessoa, mesmo por questões estéticas, mas que essa saiba como funciona em sua própria saúde.”