Moradores da 715 sul instalam refletores para melhorar iluminação da quadra

Acessórios iluminam frentes das casas e aumentam segurança nos blocos

Rafaela Machado Leite de Oliveira

Postado em 19/03/2025

Residência do bloco C da 715 sul com os refletores apagados
Foto: Rafaela Machado

Devido a pouca iluminação da 715 sul em Brasília, muitos moradores decidiram investir recursos próprios na instalação de refletores para clarear pontos escuros da quadra e aumentar a segurança nos blocos. É o caso da moradora Marta de Carvalho, residente do bloco C desde 2008. Ela conta que a sensação de insegurança ao caminhar pela 715 a fez colocar refletores de luz na porta de casa. 

“A iluminação pública da quadra é precária, pois além da quantidade de postes não ser suficiente, alguns deles param de funcionar com frequência, o que deixa as ruas escuras e perigosas”, relata a moradora.

Segundo Marta, o reforço da iluminação aumenta tanto a segurança dos moradores quanto dos carros que ficam estacionados em frente às casas. 

“Após perceber o quanto os refletores aumentam a segurança dos moradores, os instalei porque sempre achei a quadra muito escura e sem uma iluminação adequada”, diz a vizinha de Marta, Amélia Regina Machado, moradora da quadra há 28 anos. 

Amélia, entretanto, reclama da omissão do poder público. ”Não é obrigação da comunidade esse custeio, até porque nem todos podem arcar com o ônus”, ressalta. E acrescenta que “é de responsabilidade da CEB IPes fornecer uma iluminação pública eficiente para que não fosse necessária a instalação dos refletores”.

A mesma residência com os refletores ligados
Foto: Rafaela Machado

Residente em outro bloco da quadra, Ronan Meireles confidencia “que sente medo ao andar durante a noite na rua porque muitos postes não estão funcionando ou apresentam defeitos”.

O morador explica que já pensou em colocar os refletores para deixar a frente de casa mais iluminada, mas não tem recursos financeiros para mantê-los em uso. Para Ronan, “o ideal seria que a CEB IPes, empresa responsável pela iluminação pública das quadras de Brasília, fornecesse um serviço mais eficaz”.

Ele lembra, no entanto que, recentemente, os postes de luz do seu bloco receberam novas lâmpadas e brinca: “Dei sorte de trocarem as lâmpadas de mercúrio pelas de Led nos postes da minha rua, principalmente porque tem um poste bem em frente à minha casa”.

Poste com as antigas lâmpadas de mercúrio
Foto: Rafaela Machado
Poste com as novas lâmpadas de led brancas
Foto: Rafaela Machado

Motivos da pouca iluminação  

O prefeito da 715 sul, Carlos César, informou que problemas da iluminação pública da quadra estão entre as principais reclamações da comunidade.

Sobre a insuficiência da quantidade de postes de luz, Carlos detalha que o layout arquitetônico da quadra não previa o acesso viário para a frente das casas. E que, com o tempo, os moradores abriram por conta própria as passagens para os estacionamentos.

“Essa intervenção urbanística fez com que eles ficassem desprovidos de iluminação pública adequada, com exceção dos Blocos A e B, onde foi instalada iluminação pública satisfatória em todo acesso aos referidos blocos”, relata o gestor.  “Os demais”, acrescenta, “permaneceram com iluminação deficitária, dispondo apenas dos postes e luminárias localizadas de frente às casas”.

O prefeito conclui assegurando que as demais necessidades são pontuais e em geral têm sido atendidas, a contento, apesar de algumas pendências. E afirma que para ele a solução para o aumento da iluminação pública seria uma atualização do projeto de iluminação da quadra, em especial no Bloco A (lado par) e entre blocos F e G, pontos críticos que precisam de uma intervenção do poder público com urgência.

Pondera, ainda, sobre os refletores de luz, que constituem “uma alternativa complementar e que pode ser efetivada por cada morador interessado, contribuindo para a segurança e bem-estar de todos”.

E termina a conversa com uma ressalva, contudo. “Entendo que os moradores teriam que fazer um investimento que acarretará no aumento dos gastos com energia, o qual, a meu ver, pode ser solucionada com a instalação de iluminação pública”, 

 Completa escuridão na rua entre os Blocos F e G 

Uma das pendências a que o prefeito se refere é sobre os postes que estão sem luz na rua do bloco F que fica de frente para o bloco G. Ao passar pela rua completamente escura, percebe-se que a maioria dos moradores não usa refletores de luz, o que deixa o bloco ainda mais inseguro. 

Reclamações junto ao prefeito já foram feitas a CEB IPes mas a situação ainda não foi resolvida. Procurada, a empresa alegou que o  chamado do dia 1º  de março deste ano ainda está sob investigação da extensão do defeito. 

Após uma atualização do chamado,  a CEB IPes informou que o reparo na 715 Sul não poderá ser executado porque  a equipe da CEB IPes não conseguiu acessar a caixa de passagem de fiação, devido à edificação de um morador da vizinhança em área pública.

A equipe foi na rua no domingo (09) à noite e disse que a moradora da residência que invadiu a área pública com a edificação não permitiu a entrada dos funcionários da empresa.