Páscoa é responsável pelo aumento da produção e faturamento de docerias saudáveis no DF

Adeptos do glúten-free, veganos e vegetarianos, diabéticos e o público diet e light são alguns dos grupos que buscam por alternativas em épocas festivas

Julia Torrecillas

Postado em 21/03/2024

Considerada “o Natal das confeitarias”, a Páscoa é a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio brasileiro. A estimativa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para esse ano é que o faturamento total do comércio registre um crescimento de 4,5% comparado ao ano anterior, consagrando 2024 como o quarto ano seguido de alta nas vendas. Dentro desse cenário, uma tendência ganha destaque: as “docerias do bem”.

Especializadas em produtos saudáveis e inclusivos para aqueles com alguma restrição alimentar ou que buscam uma dieta equilibrada, a época registra um aumento na produção e faturamento desses estabelecimentos. Adeptos do glúten-free, veganos e vegetarianos, diabéticos e o público diet e light são alguns dos grupos que buscam por alternativas durante celebrações como a Páscoa. 

Em 2022, a nutricionista Bruna Garcia percebeu essa preocupação dos consumidores com a qualidade e os benefícios dos alimentos, e idealizou a Momma Doces Saudáveis, uma doceria livre de produtos com trigo, lactose e açúcar. Seguindo o lema “Saúde em forma de doce”, o estabelecimento utiliza apenas ingredientes naturais em suas receitas, como o moon sugar, um adoçante a base da fibra da mandioca e da stévia que não eleva a glicose no organismo, sendo uma opção segura para diabéticos.

“Saúde em forma de doce” é o lema principal da @adoromomma. – Foto: Julia Torrecillas

A nutricionista aponta a Páscoa como um momento importante na renda da doceria, quando o faturamento e a produção dobram. “Não apenas dobramos nosso faturamento, como a equipe também. Normalmente, contamos com duas ou três pessoas a mais dentro da produção para suprir essa demanda, e também temos criado turnos extra na parte da noite, das 17h às 22h, para conseguir atender os pedidos da melhor maneira possível.”

Foi inclusive em uma Páscoa que a Momma ganhou destaque pela primeira vez. “A primeira Páscoa foi uma virada de chave para a Momma, porque muitos clientes conheceram nossos doces e se tornaram fiéis. Aqui nós entramos muito nessa onda de encontrar uma forma de saciar a vontade de doce com ingredientes naturais sem deixar o nosso organismo inflamado, mais lento e indisposto”, conta Bruna.  

O que mais sai?

A procura é tão grande que foi desenvolvido um cardápio especial para o mês de março. “Para esse ano, foi criado um kit Páscoa que inclui minis com os sabores de ovos disponíveis no cardápio, para que o cliente possa experimentar várias opções antes de escolher o sabor definitivo do ovo. O kit também contém uma banoffee no pote e um bombom de uva, que são sabores mais difíceis de colocar em miniatura, mas que ainda assim conferem o mesmo resultado”, compartilha.

Bombom de Uva: Banda de chocolate preto 51% recheada com camadas de brigadeiro branco, brigadeiro preto e uva. Adoçado com
MoonSugar. – Foto: Julia Torrecillas

Crescimento expressivo

E não foi apenas a sócia da Momma que notou esse crescimento. A Tainá Camuri, proprietária da Loovena Doces Saudáveis, afirma que, durante a Páscoa, a doceria chega a vender três vezes mais produtos com chocolate, e o faturamento geral da empresa aumenta em 100%. “Os ovos de Páscoa são os produtos mais vendidos, e estão disponíveis nas opções de ovos de colher, trufados e simples. Além disso, as lembrancinhas, barrinhas de chocolate, trufas, taças e tortas para o almoço também são campeãs de vendas durante o período”, aponta Tainá.

A Loovena é destinada principalmente aos diabéticos, aos intolerantes ao glúten e à lactose, APLV (alérgicos à proteína do leite), e a todos que precisam seguir uma dieta low-carb e alimentação saudável. Disponibilizando no catálogo opções de bolos, tortas, sobremesas na taça, trufas, brigadeiros e chocolate saborizado, Tainá abriu a Loovena em março de 2021 após precisar fabricar as próprias comidas devido a sua necessidade de realizar uma dieta low-carb e o diagnóstico de APLV do afilhado. Desde então, a empreendedora acompanhou de perto o crescimento de outras lojas do mesmo ramo.