Poetas brasileiros encontram dificuldade de atrair pessoas para a arte

A falta de tempo e pouco incentivo nas escolas são principais problemas enfrentados

Sthefanny Sousa

Postado em 23/06/2022

Giovana junta poesia e aquarela em suas inspirações para produzir poesias | Reprodução Instagram: @crieiumcartão

De acordo com o dicionário, poesia é a arte de compor através de versos. Ela acontece mediante a escrita de palavras que expressam emoções, sentimentos ou sensações. Já os poetas podem se descrever como tal ou serem reconhecidos por outras pessoas e, por isso, não existem dados concretos de quantos existem no Brasil. “Uma pessoa se torna poeta quando, primeiramente, sofre de uma doença crônica de querer transformar a realidade interior e exterior através das palavras”, diz o poeta português, Pedro Ribas, 31.

“A maior dificuldade que as pessoas enfrentam em relação a esse assunto de poesia é que, com o tempo, urgências da vida, excessos de meio de comunicação e falta de tempo, as pessoas foram perdendo esse contato com a arte”, afirma a estudante de comunicação e poeta Giovana Ribeiro, 23. Pedro concorda: “Hoje em dia os poetas enfrentam o problema de que as pessoas, em geral, leem pouco, e não recebem incentivo nas escolas”.

Até mesmo para se considerar poeta, o caminho é demorado. “Se me perguntassem anos atrás eu diria que não sou poeta, porque foi um processo muito demorado até eu aprender a me enxergar como tal. Tive que aprender a olhar para o que eu produzo com o olhar de que aquilo é arte”, compartilha Giovana.

Pedro afirma que os passos iniciais são gostar de escrever e ter talento para fazer a arte da poesia, mas que o poeta só se sente completo depois da divulgação dos textos: “O poeta só se concretiza de verdade quando alguém o lê”. E acrescenta: “ Eu acho que a poesia, sendo a expressão máxima da palavra, exige maturidade intelectual por parte de quem escreve. Eu só atingi essa maturidade com 25 anos”

Entretanto, existem uma série de motivos para que os poetas não queiram publicar seus textos. Para o estudante de jornalismo Bruno Vaz, 20, o principal motivo era a vergonha: “Por muito tempo eu fugi da arte de ser poeta por motivos de vergonha ou por achar que tal título não cabia a mim”. 

Falta de incentivo nas escolas pode afastar estudantes da cultura e poesia. Créditos: Freepik

Como descobrir a literatura nas escolas

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2020, no Brasil existem 11 milhões de brasileiros que não sabem ler e escrever. Um dos principais problemas apontados para o pouco acesso a arte é a falta de incentivo que os poetas recebem nas escolas.

“Eu, muitas vezes, não gostava de estudar literatura na escola. A forma abordada era muito mecânica e formal”, relata Pedro e completa: “Faltam professores mais apaixonados pela literatura para tentar estimular a paixão pela arte nos alunos”.

“Durante toda minha vida escolar, só teve uma escola que se dispôs a estudar poesia de forma que descobrissem poetas”, compartilha Giovana. Ainda mais na infância, o contato com a literatura pode estimular e formar grandes poetas brasileiros. 

Muitos professores, por conta própria, observam essa realidade e ensinam os alunos a amarem a literatura, despertando neles o interesse pela poesia. “A admiração e inspiração para escrever vieram de uma professora no ensino médio”, relata Bruno com gratidão. Hoje ele observa a poesia de uma forma diferente: “Falar de poesia é falar de uma arte que abrange muitas coisas, assuntos, críticas, é falar de algo que vai além do palpável”.

“O meu papel, como pessoa que recebeu esse contato com a arte, é passar isso para minha filha. É ler e falar sobre poesia para ela, assim como escrever sobre ela, para que quando cresça possa ler e plantar uma sementinha”, conclui Giovana.

Com fotos autorais, Pedro utiliza rede social para compartilhar cultura | Reprodução Instagram: @pedrohenriquesvicente

Poesia nas redes sociais 

Para vencer a insegurança, as poesias ganharam um novo espaço nas redes sociais. Giovana e Pedro, que possuem contas de divulgação ativas no instagram, compartilham que a aceitação social é boa e que as pessoas gostam de ler “coisas bonitas” em meio ao excesso de informação.  “Tem sido uma grande alegria e surpresa porque eu consigo juntar pessoas, que de outra forma não seria possível, como aqueles que têm orientação política diferente. É gratificante”, relata Pedro.

Para Giovana, a poesia através do instagram se aliou ao gosto pela aquarela. Como forma de post, a artista desenvolve a inspiração através do contato visual com a arte em cartões. “Às vezes eu escrevia uma poesia longa, mas tinha um trecho que me trazia alguma sensação que eu poderia passar para a aquarela e, assim, começou a surgir a ideia de conseguir mostrar isso de uma maneira que inspirasse também outras pessoas”, diz.

Aos jovens, os poetas aconselham que, mesmo difícil, devem continuar a levar a arte aos outros que não a conhecem. “O primeiro conselho: Leiam muito, para aprender com os grandes mestres e o segundo é: Simplesmente escrever, arriscar e riscar, tentando descobrir assim a sua própria voz poética”, incentiva Pedro.