Xadrez: jogo milenar ganha popularidade

Plataformas digitais conquistam fãs e jogadores

Guilherme Chaves

Postado em 15/04/2022

Durante o processo de amadurecimento e formação de caráter da criança, uma boa ideia é inseri-la no xadrez, o jogo ensina disciplina, consequência dos atos e espírito esportivo.

O xadrez é um jogo de mesa baseado em estratégia e raciocínio lógico onde dois jogadores competem entre si para dar o xeque-mate, ou seja, matar o rei adversário. É um jogo extremamente popular cuja origem é debatida ainda nos dias de hoje, sendo que a mais aceita é que surgiu na Índia no século VI. 

Quando começou o isolamento social devido a pandemia da Covid-19, no primeiro semestre de 2020, o xadrez online começou a despontar. Hoje, a plataforma mais popular para se jogar o xadrez online é o Chess.com. No final de fevereiro de 2020, a plataforma contava com aproximadamente 30 milhões de membros pelo mundo inteiro, em apenas um ano esse número passou de 57 milhões; hoje são mais de 80 milhões. Em horas assistidas, na Twitch, maior plataforma de “livestreamingde jogos, em março de 2020, xadrez teve 3.71 milhões; em março de 2021, 17 milhões de horas, mais que quadruplicando.

Esse crescimento ocorreu por alguns fatores. Além do isolamento social, que favoreceu, o site Chess.com promoveu o “Pogchamps”, campeonato de xadrez online envolvendo celebridades em julho de 2020. Participaram da competição grandes streamers como xQc e Ludwig e artistas como o rapper Logic e o ator Rainn Wilson. Para esse torneio, grandes jogadores com títulos reconhecidos pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) como o GM (Grão-Mestre) Hikaru Nakamura e a WFM (Mestre FIDE Feminina) Alexandra Botez passaram tempo treinando os competidores. O torneio fez tanto sucesso que aconteceram mais três edições até o momento. 

No Brasil não foi muito diferente, canais de Youtube sobre xadrez também tiveram alta. Canais como o do Rafael Leitão, do GM Krikor, e do Raffael Chess tiveram um notável crescimento a partir de julho de 2020. Até mesmo o maior youtuber do Brasil, Felipe Neto, introduziu conteúdo de xadrez para o público dele.

Gráfico mostra o crescimento do canal do Youtube de Rafael Leitão Fonte: Social Blade

“Foi bacana, na pandemia o online explodiu, teve aquele “boom” porque as pessoas não podiam se encontrar, aí popularizou mais ainda. Até com aquela minissérie, ‘O Gambito da Rainha’, muitas pessoas se interessaram por xadrez e para muitos professores foi bom porque teve muita procura para aula online. Eu particularmente não gosto muito do online, eu gosto é do presencial”, disse Agnaldo Braga, primeiro vice-presidente da FBX (Federação Brasiliense de Xadrez).

A minissérie da Netflix “O Gambito da Rainha” estreou no dia 23 de outubro de 2020, quando o xadrez estava em ascensão. A minissérie é protagonizada por Anya Taylor-Joy e conta a história de Beth Harmon, uma órfã viciada em drogas, que almeja se tornar a melhor enxadrista do mundo. Nos primeiros 28 dias, a minissérie virou um fenômeno e teve o alcance de mais de 62 milhões de usuários.

A FBX está retomando as atividades e organiza muitos torneios de xadrez presencial, para mais informações sobre, basta acessar o site XadrezDF e conferir o calendário. O xadrez é um esporte que traz muitos aprendizados e como disse Agnaldo Braga, “cada jogo é uma vida”.