Adeus, calvície! Transplante capilar resgata autoestima de homens

Fios transplantados não caem, pois não carregam código genético da calvície

Eduarda Costa Ayres

Postado em 26/04/2022

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), a calvície afeta cerca de 42 milhões de brasileiros. E muitos têm procurado fazer transplantes capilares, principalmente homens. O procedimento vai muito além de estética, é uma questão de bem-estar e autoestima. 

A calvície é uma doença crônica, não existe cura; conforme a escala de Norwood-Hamilton (NW) é classificada de um a sete graus. No entanto, a única forma de minimizar essa alopecia androgenética é recorrendo a tratamentos clínicos – microinfusão de medicamentos, tratamentos a laser, tomar finasterida e aplicar minoxidil no couro cabeludo – e cirurgias de transplante capilar.    

Escala de Norwood-Hamilton (NW) classifica os níveis de calvície masculina

O transplante Capilar é uma cirurgia minuciosa que visa a transposição de unidades capilares, que pode ter de um a cinco fios de cabelo; não há predisposição da calvície, ou seja, é a retirada de fios de uma área doadora, para uma área receptora. Este procedimento pode ser realizado por cirurgiões plásticos ou dermatologistas. 

Atualmente, existem duas técnicas utilizadas pelos médicos: FUT (Folicular Unit Transection) e FUE (Follicular Unit Extraction). “Normalmente utilizamos a FUE, que consiste na retirada de fios a fios da área doadora do paciente e reimplatá-los na área calva, não utilizando cortes lineares. E, quando necessário, a técnica clássica FUT, que retira uma faixa do couro cabeludo, deixando um corte linear bastante extenso”, explica a cirurgiã plástica e mestre especialista em FUE, Juliana Bruttros. 

Segundo a cirurgiã plástica, a equipe dela tem 10 pessoas: a médica, um anestesista, sete instrumentadoras e uma enfermeira. “Por ser um procedimento delicado, a duração é de aproximadamente 8 a 10 horas, sendo necessário aplicação de anestesia local  e sedação. O paciente recebe alta no mesmo dia, após dois dias de pós-operatório está liberado para seguir suas atividades cotidianas, exceto com algumas restrições, como não praticar esportes de contato, não ficar exposto ao sol e não usar capacete, ou seja, tudo que tenha contato com a cabeça”. 

O resultado do transplante capilar começa a surgir a partir do terceiro mês, com o resultado final de um ano, sendo que no primeiro mês todos os fios transplantados irão cair. Vale ressaltar que, após o crescimento dos novos fios, estes jamais cairão, pois não carregam o código genético da calvície. Os valores do transplante capilar variam, pois dependem do profissional e da técnica utilizada, podendo custar de R$ 15 mil a R$ 55 mil.   

O impacto na autoestima masculina

A queda de cabelo acomete a autoestima e confiança de milhares de homens. Pensando nisso, um ex-calvo criou o Club do Transplante Capilar, que é uma comunidade de conexão entre médicos e pessoas interessadas pelo procedimento de transplante capilar, cuidados pós-cirúrgicos, tratamentos capilares e avaliação médica. O objetivo é informar e conectar pessoas que estão à procura de tratamento clínico para calvície e transplante capilar.

O fundador, Magno Fernandes, conta que na época que foi realizar sua cirurgia praticamente não existiam informações a respeito do procedimento e que teve muita dificuldade para encontrar um médico especializado. “Após realizar o meu transplante capilar, fiquei muito satisfeito e criei um canal no YouTube para mostrar a evolução do processo e, depois de um tempo, transformei em um espaço informativo, com informações úteis e de qualidade”. 

Este projeto impacta positivamente a vida de muitas pessoas, sobretudo de homens, que são os mais atingidos pela calvície. Através das mídias sociais – Instagram, YouTube, Facebook e Linkedin –  as informações são passadas de forma simples e objetiva, desmistificando o processo, do início ao fim do transplante capilar. “Através do meu trabalho, consigo mostrar que é possível resgatar a autoestima”, ressalta Magno.