“Aurraiá” é festejado pela comunidade pet do Sudoeste

Evento aconteceu no sábado (24) para celebrar a criação de novo parque de animais na cidade

Vinicius Vicente

Postado em 28/06/2022

A comunidade do Sudoeste irá ganhar um novo espaço para aproveitar com seus pets. O projeto, pensado pelos moradores juntamente com a Administração Regional para ser um local de encontro de animais e seus tutores, recebeu no último sábado (24) um arraiá voltado para o público pet. O evento recebeu expositores, desfile, apresentações e aula de adestramento.

Um dos expositores do evento

O parque ganhou o nome de “PlayDog” e terá um espaço de 1.700m² na quadra 104 do Sudoeste, previstos na Ordem de Serviço 26/2022, disposta no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 3 de junho. A ideia foi concebida por um grupo de moradores que já usufruíam do espaço com seus cães, mas sem a devida segurança que o parque cercado proporciona.

Ítalo Araújo, morador que tomou a frente do projeto junto à regional, é tutor de dois cães e aponta que a reunião entre pessoas e animais promove a saúde mental, tanto dos humanos como dos seus pets. “Já recebemos bancos, emenda para cercamento da área e poço artesiano para cuidar da grama. A intenção é multiplicar essa iniciativa por todo o Sudoeste”, conta Ítalo.

O morador, que é comissário de bordo, explica que o grupo “PlayDog” reúne mais de 120 pessoas e cerca de 200 pets, público que antes usufruía das imediações dos prédios em que residem para promover os encontros. Laureano Canabarros é tutor da Margarida e faz parte de um dos grupos de pets que visita o espaço. Ele defende que o parque é pioneiro em Brasília, principalmente por ser uma iniciativa dos moradores. “Eventos e locais como esse integram as pessoas e seus animais”, diz Laureano.

Laureano com sua companheira, Margarida, de três anos.

O Evento

O “Aurraiá PlayDog” recebeu muitos visitantes durante o sábado, além de palestrantes, adestradores e expositores. Júnior Vieira, Administrador Regional do Sudoeste, explica que o evento foi integrado à “4° Feirarte do Sudoeste”, que apresentou 80 bancas, entre artesãos e expositores de produtos e serviços para pets. Ele destaca: “O intuito é promover a cultura local, junto ao público ligado ao nicho pet, que é grande na cidade”.

Um dos expositores foi o Clubinho da Penélope, voltado para a adoção de animais em Brasília com mais de 11 mil seguidores nas redes sociais. Isabella Ximenes, criadora do clube, levou alguns dos pets que cuida para o evento para promover a adoção dos mesmos. “A taxa de adoção aumentou muito na pandemia, principalmente pela ansiedade. Eventos como esse criam um contato entre os pets e seus possíveis tutores”, conta Isabella, que hoje, com o auxílio de voluntários, cuida de 25 cães e 20 gatos.


O “Aurraiá” também recebeu palestras de adestradores e do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Apuan Carvalho, adestrador e criador da rede de adestramento online Mexe com Bicho, esteve presente no evento com sua esposa Ana Cardoso e seus filhos, Bernardo e Bianca. A família conta que sempre teve paixão pelos animais e que a intenção da rede é: “promover a integração, pois o animal é o agente integrador”. Apuan e Ana contam que estão juntos com animais há 17 anos e que mostram durante as aulas que: “A maior segurança para o cão é se adaptar com o tutor, para não brigar ou fugir em passeios, por exemplo”.