Brasília tem liga de vôlei

Pós pandemia tem atraído mais atletas à prática do esporte

Beatriz Campos

Postado em 22/04/2022

LIBRAVO, a liga brasiliense de voleibol, foi criada em 2018 e atualmente tem mais de 70 equipes participantes. O campeonato tem crescido e ajudado a trazer visibilidade ao vôlei na capital, contando inclusive com a participação de times de outros estados. A liga conta com 4 divisões femininas e 3 masculinas; o time campeão de uma divisão vai para outra superior, e os últimos times classificados são rebaixados. A inscrição é anual e divulgada pelas redes sociais.

A LIBRAVO já passou por muitas dificuldades, não era fácil achar quem apostasse no esporte. Hoje o torneio é apoiado pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que pratica a modalidade desde os 13 anos e vê potencial no futuro do vôlei em Brasília. Delmasso apresentou na Câmara Legislativa um projeto de lei chamado Pró-vôlei, que
institui um plano anual de desenvolvimento do esporte e estabelecerá as ações governamentais para o incentivo da sua prática na capital. No momento o projeto está em tramitação. “O projeto vai dar condições para que todos os times do Distrito Federal recebam recursos para suas estruturas, como compra de equipamento e contratação de técnico”, ressalta. Algumas partidas chegaram a ser transmitidas pela TV Câmara Distrital.

O time Prevermed, que está na primeira divisão do campeonato, é composto por um grupo de amigas que participa da competição desde o início. A coordenadora da equipe, Lídia Nascimento, acha que o período pós-pandemia está sendo ótimo para o esporte na capital, e que o vôlei está sendo mais valorizado. “Está crescendo o número de campeonatos, de equipes e atletas, e isso é ótimo para quem é amante do vôlei”.

Para Nájila Alves, representante da equipe UTAC, que também é da primeira divisão da liga, a LIBRAVO tem trazido uma influência positiva para o vôlei brasiliense. “Surgiram novas oportunidades para vários atletas que são às vezes chamados até para competições maiores”.

A equipe UTAC é formada por um grupo de amigas que decidiu se juntar para jogar vôlei profissionalmente