Conciliar estudo e trabalho é desafio para concurseiros

Professor dá dicas para quem quer se tornar um servidor público

Ana Paula da Silva Gomes

Postado em 15/04/2022

O ano começou agitado no mundo dos concursos. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, publicada em janeiro no Diário Oficial da União, traz a previsão do preenchimento de 43.192 vagas até dezembro, sendo 4.263 referentes à criação e 38.929 para provimento.

Com tantas oportunidades de ingresso, as pessoas que buscam uma carreira no serviço público começam a se movimentar para conquistar uma vaga. Mas para entrar nesse universo, os estudantes encontram alguns obstáculos.

A mestranda em engenharia ambiental Stefany Gomes relata que sua maior dificuldade desde que começou os estudos foi a falta de foco. “Comecei a estudar em agosto de 2021, e sempre quis tentar estudar sozinha, mas com todas as distrações, meu foco acabava sendo dividido e não conseguia extrair as informações direito”.

A engenheira não sabe ainda como vai conciliar os estudos do mestrado com os estudos para o concurso. Segundo ela, seu tempo ficará extremamente limitado e talvez tenha de abrir mão dos concursos por um tempo.

Stefany completa dizendo que é muito fácil se auto sabotar em casa e não estudar as matérias que tem menos afinidade. “Eu não tinha noção do quão difícil era ter a disciplina de seguir seu próprio cronograma de estudos e não pular aquelas matérias chatas de Direito etc. Mas com o tempo, a gente vai se acostumando e acaba descobrindo que não dá pra fugir delas”.

Stefany Gomes é mestranda em engenharia ambiental na UFRJ / Foto: Arquivo pessoal

 A dificuldade de estudar as matérias menos interessantes também foi relatado pelo engenheiro civil Guilherme Kanheski. “A minha maior dificuldade foi estudar aquilo que não me interessava muito, mas me obriguei a estudar pois são conteúdos extremamente importantes, toda a área do Direito, por exemplo.”

O engenheiro chegou a parar de estudar, pois durante uma época não conseguiu conciliar os estudos com o trabalho. “Comecei em julho de 2021, mas dois meses depois parei porque comecei a trabalhar e acabei não conseguindo conciliar, mas recentemente saí do emprego e estou retomando aos poucos.”

A falta de foco também foi relatada pelo estudante de Direito Leonardo Marinho, aprovado na prova teórica do concurso da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal).

Leonardo diz que pensou em ir em bibliotecas para estudar, mas como estava em época de Covid, estavam todas fechadas. A solução foi alugar uma sala de estudos. “Eu gostei muito de ter alugado um espaço para estudar porque na minha casa tem muito barulho, e fica difícil de concentrar. Além disso, quando você aluga um espaço para estudar você se obriga a ir até lá, e assim não se distrai, não tem nenhuma tentação que te tire do foco. Totalmente diferente de ficar em casa, que você pode procrastinar, ver TV, mexer no celular.”

O professor Jefferson Santos, servidor público, diz que desde que começou a dar aula, em 2014, nota que a principal dificuldade está na questão da organização das rotinas de estudos e nas formas de estudar. “Muita gente acha que é só sentar e estudar, mas não funciona assim. Há de se ter planejamento adequado, material adequado, técnicas adequadas e, principalmente, uma mentalidade preparada para suportar as rotinas longas e solitárias de estudos”.

Dicas para quem quer começar a estudar para concurso público

O professor Jefferson Santos deixa 7 dicas:

1) Escolha uma carreira (e não um concurso) – na realidade atual não dá para restringir a preparação a uma só prova;

2) Comece aos poucos e pelas matérias de que mais gosta;

3) Se está começando agora, creio que vale a pena entrar num preparatório para pegar o ritmo (mas saiba que o que aprova é o estudo, além das aulas);

4) Converse com sua família sobre seus planos de estudar e peça o apoio e a compreensão deles (deixe claro que esse projeto é de médio /longo prazo);

5) Compreenda que a aprendizagem é um processo e que nem sempre você entenderá tudo de primeira! Há coisas que só fazem sentido depois de certo tempo e de muita revisão e treinos com questões de prova;

6) Priorize a Língua Portuguesa – essa é a matéria “nave mãe” de todo e qualquer concurso público. E é a que mais derruba candidatos a cargos públicos, seja na prova objetiva, seja na discursiva (aliás, organize-se para produzir, pelo menos, 1 redação por semana com base em temas de provas anteriores da carreira escolhida);

7) Por fim, tenha paciência e aprenda com os seus erros. Fez uma prova e não conseguiu passar? Normal. Não desista e separe um dia para revisar ponto a ponto do que você errou para, a partir disso, tomar as providências para não cometer os mesmos erros novamente.

E para completar, o servidor público conclui que o erro faz parte do aprendizado, e que fazer muitas questões antes da prova é imprescindível. Estudar com consistência é a chave da aprovação.