Condomínio RK investe em orquidário como espaço de entrosamento entre moradores
Inaugurado na pandemia, o orquidário ganha força e permanece no Condomínio RK
Postado em 29/05/2024
Com o espaço de acesso gratuito, desenvolvido durante a pandemia, o orquidário está presente na área de preservação ambiental do condomínio, que também conta com plantações de ervas e verduras diversas, cachoeira e espaço para escoteiros mirins. Por iniciativa voluntariada dos próprios condôminos, a intenção é de integrar mais participação humana como forma de refúgio durante e pós o período pandêmico e ainda incentivar o contato e cuidado com a natureza.
Com o objetivo de oferecer mais do que apenas habitação, a administração do Condomínio RK decidiu inovar, buscando formas de enriquecer a experiência de seus residentes. É o que diz Francisco Avelino, síndico do condomínio. Ele também cita a importância para a visibilidade do espaço, além de gerar participação e relacionamentos entre os moradores. “Depois que o orquidário tomou forma, o espaço de preservação ficou muito mais conhecido e amistoso. Isso é importante para a visibilidade do condomínio e também para a conservação do espaço verde, que tanto valorizamos aqui”.
“A criação do orquidário é uma extensão do nosso compromisso em proporcionar um ambiente residencial verdadeiramente excepcional”, afirma Deusiane Caldas (50), servidora pública, pioneira no movimento. “Queremos que nossos residentes se sintam em casa aqui, e acreditamos que o contato com a natureza desempenha um papel fundamental nisso. Doei mais de 30 orquídeas para cá, além de diversas suculentas”, completa.
A importância do ambiente
Além de ser um local de encontro e contemplação, o orquidário também serve como uma oportunidade educacional para os escoteiros mirins. Davi Rodrigues (13), escoteiro afiliado ao RK conta sobre o progresso do local: “Me sinto inspirado quando venho aqui, gosto muito das cores das flores e do ar fresco. Aprendemos a cuidar e respeitar o meio ambiente, a cultivar e plantar as verduras daqui”.
Tendo em vista o aspecto ambiental, Fábio Campos, biólogo especialista em flora, comenta a importância ambiental de haver um espaço como este: “Os orquidários desempenham um papel vital na preservação da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas e conservação das orquídeas. Dessa forma, a prática contribui para a proteção dessa vegetação, porque muitas espécies de orquídeas estão ameaçadas de extinção devido à destruição do habitat, exploração ilegal e mudanças climáticas. Os orquidários oferecem refúgios seguros para essas plantas ameaçadas, onde podem ser protegidas, estudadas e propagadas para futuras gerações”, finaliza.
Com o orquidário em constante cuidado e evolução, o condomínio RK está colhendo os frutos de seu investimento em um ambiente que promove o bem-estar e a harmonia entre os moradores. O espaço de tranquilidade e convívio com a natureza é uma adição bem-vinda ao estilo de vida dos residentes do condomínio RK, pois também serve como um ponto de encontro para os moradores. Cada morador pode entrar em contato com a administração ambiental do condomínio e inserir suas plantas no local.
Igor Barbosa, visitante do espaço de verduras e ervas. – Créditos: Nicolle Maicá Igor Barbosa, colhendo cheiro-verde fresco da plantação. – Créditos: Nicolle Maicá Espaço onde ficam as ervas e verduras, próximo ao orquidário. – Créditos: Nicolle Maicá