Conheça o Appis: aplicativo destinado a apicultores do DF
Desenvolvido por estudantes do IFB, o Appis organiza a produção e facilita a qualificação de apicultores para o selo orgânico
Postado em 21/05/2024
O aplicativo Appis irá combater a perda de dados na produção de mel e também funcionará como uma plataforma interativa para a comunidade apícola, oferecendo recursos de gerenciamento que facilitarão aos produtores a obtenção do selo orgânico.
O Appis surge apoiado pelo estudo “Mel natural: cenário mundial e situação da produção na área de atuação pelo Banco do Nordeste do Brasil ”, conduzido por Maria de Fátima Vidal, que atesta a importância da digitalização e da tecnologia como ferramenta de fortalecimento da apicultura como atividade econômica. A criação de abelhas e sua produção foram responsáveis por 6,2% do total de exportação de mel em 2022, de acordo com a pesquisa disponibilizada pelo BNB.
Proposto pelo professor e orientador Tiago Segato, um dos responsáveis pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada do Instituto Federal de Brasília (IFB), o Appis visa solucionar a perda de informações durante a produção. As alunas Beatriz Silva e Bárbara da Silva são as responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, tendo conduzido uma pesquisa detalhada sobre a importância e as expectativas em relação ao aplicativo, que promete registrar a produção, validar o mel orgânico e mapear os apiários.
De acordo com a pesquisa produzida pelas alunas, “O aplicativo permitirá que o apicultor registre suas produções, bem como insira a localização delas e possa inserir também um detalhamento da mesma dentro do aplicativo.”
Protótipo visual do aplicativo Appis.
Mídia: por Beatriz Silve e Bárbara da Silva
Elas ressaltam a importância do Appis na qualificação de pequenos produtores para que possam receber o selo de mel orgânico. Para isso, é necessário cumprir algumas normas definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que poderão ser registradas dentro do aplicativo, armazenando as informações. O selo garante uma produção sem agrotóxicos, que segue os padrões da agricultura orgânica, preservando a saúde do solo, das águas e dos produtores.
Segundo Beatriz, “a digitalização dessas informações promove uma proposta de implementar um aplicativo móvel que auxilia o gerenciamento da atividade apícola destinado a facilitar o trabalho dos apicultores.” Elas avaliam que a crescente importância da apicultura para a agricultura e economia do país repercute na integração de tecnologia e práticas sustentáveis na atividade apícola.
O Appis deve passar por uma avaliação em apiários antes de sua publicação final, adequando-se completamente às necessidades de pequenos produtores do Distrito Federal.
O apicultor Jônatas de Siqueira, ao ser apresentado ao Appis, confirma a oportunidade de desenvolver um aplicativo que envolva as técnicas e manejos dos produtores, assim como associações e um rede de apicultores disponibilizada. O Appis é uma ferramenta que possibilita ampliar o networking, rede de contatos na área. “Seria bom conhecer pessoas, podendo fazer parcerias com outros profissionais, assim como ter contato com outros fornecedores.”
Conheça o GPCA:
O Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada foi responsável por viabilizar a criação do projeto. Além do Appis, desenvolvem outras propostas que abrangem áreas como Inteligência Artificial, Ciência de Dados Aplicada, Computação Urbana, Informática na Saúde (eHealth).
Segundo Tiago, os projetos são relevantes para a vida acadêmica dos estudantes, pois permitem que os alunos apliquem na prática os conceitos aprendidos nas aulas e busquem conhecimentos complementares. “O Appis em particular tem importância que vai além da instituição e chega ao campo, trazendo uma solução para pequenos apicultores poderem melhorar a qualidade das suas produções de mel”.