Dia do sim: casamento comunitário realiza sonho de casais

Desde 2019 foram realizados 228 casamentos pelo projeto. Em 2021, o casamento comunitário tornou-se programa de governo

Reportagem multimídia

Postado em 28/04/2022

O casamento comunitário é um projeto que ajuda casais a realizar sonhos. / Foto: Banco de Imagens

Muitas pessoas têm o sonho de casar, mas muitas vezes, não possuem esse privilégio. O casamento comunitário é um projeto que tende a realizar esse sonho para pessoas de baixa renda. O projeto é subsidiado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Distrito Federal. A cerimônia disponibiliza, por meio de parcerias, tanto a união civil, como os valores das taxas de cartório, maquiagem e cabelo das noivas, decoração e outros itens necessários para a realização de um casamento.

De acordo com a Sejus, foram realizados 228 matrimônios desde o início do atual governo. A última cerimônia aconteceu no dia 10 de abril, com 30 uniões no Museu da República, sendo a sexta desde 2019 e a segunda em 2022.

Em abril de 2021, o casamento comunitário se tornou programa de governo. O Decreto nº 41.971/2021 foi publicado com o foco na defesa do direito à convivência familiar e dos direitos civis da família.

Geselda de Sousa e Vagner Ferreira da Costa casaram na segunda edição deste ano, 45 dias após a inscrição. O casal demonstrou muita felicidade e declaram que a organização chamou a atenção de ambos. “São todos excelentes, educados, tiram dúvidas. Fui muito bem tratada por todos, só tenho agradecer”, diz Geselda.

Voluntários

Para a cerimonialista Lys Souza, que participou das edições de 2021 e 2022, é uma satisfação imensa ver sonhos sendo realizados. “Apesar de todos sermos voluntários, nós vemos pessoas que não têm condições de realizar um casamento, a maioria são pessoas que já estão juntas há muito tempo, que moram junto, porém as mulheres têm um sonho de se casar de noiva e de oficializar e trazer isso para a sociedade”.

Para a noiva, Ana Clara (nome fictício para sigilo da fonte), o cenário e toda a atenção que tiveram tornaram o momento do casamento inesquecível. “Pra mim foi um privilégio, além de realizar o sonho que toda menina carrega desde a infância”, completa.

Antes da cerimônia, um ensaio geral com os noivos é promovido para tirar dúvidas sobre horários para a chegada das noivas, dos noivos e de familiares, posicionamentos durante a cerimônia e todos os detalhes sobre a organização do casamento. Todo o protocolo realizado é com a intenção de assegurar que os participantes estejam impecáveis e satisfeitos no tão sonhado e esperado dia.

Os casais que desejam participar precisam comparecer à Secretaria de Justiça, que fica na antiga rodoferroviária, solicitar e preencher uma ficha de inscrição e entregar todos os documentos pedidos.