Do nascer ao pôr do sol: os prazeres de Copacabana

O que fazer em um dos bairros mais emblemáticos do Rio de Janeiro em um dia

Luara F. Oliveira

Postado em 24/03/2025

 O Rio de Janeiro é o segundo destino mais procurado por turistas estrangeiros, de acordo com dados do Ministério do Turismo, perdendo apenas para São Paulo, considerada a capital econômica do Brasil. Em 2024, a cidade maravilhosa recebeu mais de 1,5 milhão de estrangeiros. O número total de visitantes, segundo o Observatório de Turismo do Rio de Janeiro, foi de 5 milhões. Pessoas que escolheram como destino um dos mais lindos cartões postais do país. 

 Entre os diversos bairros cariocas, o preferido por turistas é Copacabana. Emblemático e famoso, foi apontado pela pesquisa realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro como o atrativo mais procurado.

Conhecido pela praia de 4km de extensão, Copa possui uma variedade de entretenimento que foge do óbvio. Quem visita o Rio de Janeiro às vezes se perde na agitação dos principais pontos turísticos e deixa passar as belezas imediatas do bairro onde está hospedado. Para aproveitar os encantos de Copacabana, as opções mais simples podem ser as melhores escolhas. 

Vista da Orla de Copacabana na parte da manhã – Foto: Luara F. Oliveira

Uma caminhada ou corrida na orla da praia pode ser a primeira atividade para iniciar o dia. O amanhecer regado à luz do sol, barulho do mar e natureza privilegiada montam um cenário equilibrado entre a beleza e a agitação típica do bairro. Para Luciana Oliveira, moradora de São Paulo e turista frequente do Rio de Janeiro, andar pelo calçadão nas primeiras horas da manhã é a oportunidade para renovar as energias. “A praia nos presenteia com uma vista maravilhosa. Ao caminhar com esse fundo, uma natureza belíssima, construímos uma conexão com nós mesmos e com esse lugar encantador”, conta a paulista. 

Aos domingos e feriados, a prefeitura fecha, para o trânsito de carros, a Avenida Atlântica, que se transforma em uma área de lazer para ciclistas, corredores, patinadores e pedestres. O aluguel de patinetes está disponível para tornar o passeio pelo coração da zona sul carioca ainda mais divertido. 

Aventurar-se pelas ruas do bairro pode ser outra experiência estimulante. A arquitetura guarda a memória de quando a região começou a se formar ao mesmo tempo em que apresenta hotéis modernos e novos prédios residenciais. Casarões abandonados nos transportam a uma viagem imaginária no tempo. A presença de árvores e de montanhas, que podem ser vistas das janelas de alguns prédios, tornam Copacabana única.

Casal aproveitando dia na praia de Copacabana – Foto: Luara F. Oliveira

 Ter uma experiência na icônica praia em forma de meia lua é indispensável. Com areia branca e mar de tom azul esverdeado, a faixa litorânea é um cenário paradisíaco que encanta não só turistas, mas também moradores nascidos na cidade, como o casal Érica e Ricardo Nunes, que escolheram o bairro para morar assim que se casaram. 

“Eu morava no Andaraí, na Zona Norte, então era muito difícil ter contato frequente com as praias; quando casamos, foi algo que eu quis mudar. Poder passar aqui em frente todos os dias e ver essa beleza, torna tudo melhor”, compartilha a moradora. 

Com quiosques que cobrem toda a orla, que fica entre os postos 2 e 6, e ambulantes que vão até você, a praia de Copacabana tem uma oferta variada para um delicioso dia à beira-mar. Rodrigo Andrade, proprietário da Barraca da Paz, localizada no final do Posto 5, trabalha há 17 anos alugando cadeiras, guarda-sóis e vendendo bebidas.  “Eu não trocaria isso aqui por nada, trabalhar aqui é tranquilidade, o mar, a vista, me deixa em paz. Qualquer hora vou lá no mar, aproveito e ganho o meu (dinheiro) todo dia aqui em Copacabana”, conta o comerciante. 

Copacabana possui diversas opções de restaurantes e lanchonetes. Para uma comida caseira e brasileira, o Viva Flor Galeto é a escolha certa. O carro chefe da casa é uma deliciosa combinação de frango galeto, farofa de ovo, arroz de brócolis e batata frita. Mas caso esteja querendo algo rápido e igualmente saboroso, o lugar certo é o Stalos, um café bar que funciona 24 horas e possui muitas opções, mas é famoso pelos enormes pedaços de pizza que saem fresquinhos de hora em hora. Para fechar com chave de ouro nada melhor que uma sorveteria em frente à praia. A gelateria Piemonte, um pedaço da Itália no coração de Copacabana, oferece diversas opções refrescantes. 

Voltar para a praia e assistir ao pôr do sol é o desfecho perfeito. Sentir a água que esquenta conforme a noite chega, a areia nos pés, a brisa marítima no rosto e os últimos raios de sol na pele te levam para um lugar de paz e sossego. Visitar a estátua de Carlos Drummond de Andrade, no final da orla, é ter realmente a certeza de que, como escreveu o poeta, no mar estava escrito uma cidade. E mais do que isso, no mar está escrito o coração do Rio de Janeiro, um bairro atemporal e imponente: Copacabana.

Estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade – Foto: Luara F. Oliveira

Galeria

Por Luara F. Oliveira