Engenheiro de memes: Eduardo Dias e a fórmula secreta para o sucesso nas redes sociais com o perfil @UnBSincera

Com muito bom humor e dicas para jovens adultos, a página é hoje um dos principais perfis de Brasília nas redes e foi responsável por mudar a trajetória profissional de Eduardo, que se apaixonou pelo Marketing durante a graduação em Engenharia

Sofia Dorta

Postado em 21/06/2024

Eduardo Dias na sua formatura em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília. Imagem: Acervo Pessoal.

Nos últimos anos, não são raros os casos de pessoas que decidiram criar um perfil nas redes sociais para compartilhar parte de suas vidas. Eduardo Dias foi uma dessas pessoas. Em 2020, com a pandemia e início das atividades remotas, ele criou uma página no X, antigo Twitter,  que o permitisse estar em contato com a universidade e com outros estudantes, mesmo com as distâncias impostas pelo distanciamento social. Ele estava no terceiro semestre da graduação em Engenharia Civil.

Assim nascia a UnB Sincera. Com muito bom humor e memes, Eduardo compartilhava anonimamente suas experiências na universidade. Foi um sucesso instantâneo. Ao atingir a marca de 50 mil seguidores, Eduardo expôs sua identidade, trazendo um rosto para a página tão querida pelos estudantes. Hoje, o perfil soma mais de 112 mil seguidores no Instagram e 16 mil no X. 

Eduardo se formou, mas a Sincera continua, mesclando conteúdos universitários com as vivências de um jovem adulto. Nessa nova fase, a página traz boas dicas de lazer, de busca pelo primeiro imóvel, de estágio e emprego e outras experiências comuns aos jovens na casa dos 20 anos.

Confira a entrevista com Eduardo:

Você não é de Brasília.  O que levou o Eduardo recém-saído do ensino médio à UnB e ao curso de Engenharia Civil?

 A UnB foi uma faculdade que eu sempre quis estudar.  Desde o ensino médio, eu já fazia o PAS e queria muito estudar lá. Só que assim que eu terminei a escola, não passei direto, então eu fui para outra instituição. Eu fiz 1 ano de Engenharia Civil na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que era mais perto da minha casa, lá em Pedregulho (São Paulo). Prestei o Enem de novo e aí foi quando eu vim  estudar na UnB. Insistir em passar aqui foi algo que veio muito da minha tia, que já morava em Brasília e me levava para conhecer a universidade, o campus,  e isso despertou uma vontade muito grande de estudar na UnB, o que fez com que eu insistisse pra passar e entrar aqui.

Como surgiu a ideia da página? Qual era o seu objetivo naquele momento?

Durante os 2 semestres que cursei em outra universidade, fiz uma página de memes por lá. E aí a ideia era só criar memes para faculdade, conseguir interagir com o pessoal, fazer a galera rir lá na UFTM. Quando eu cheguei na UnB em 2019, eu vi que aqui já tinha muita página e página de tudo, falando sobre tudu. Pensei “já tem página de memes aqui na UnB, eu acho que não tem espaço para uma nova página”. Então,  fiquei 1 ano aqui, só vivendo meu primeiro semestre, sem criar nada. Foi quando a UnB entrou de recesso por conta da pandemia, que todo mundo ficou de home office, lá em 2020,  que eu senti falta de um espaço para ver as informações sobre a UnB. E eu vi que as pessoas também sentiam falta de um lugar para interagir sobre a universidade. Foi quando eu criei a UnB Sincera, para postar informações sobre a UnB, mas também de uma forma descontraída e com linguagem jovem, que a gente já consumia os conteúdos, o que faltava era deixar essa informação mais acessível.

Atualmente, você trabalha com marketing na Ambev, uma área bastante diferente da sua formação em Engenharia. Essa mudança de áreas foi algo planejado? A página teve alguma influência nesse processo? Como a comunicação apareceu como uma possibilidade para você?

Pois é, eu acabei fazendo uma transição de carreira de Engenharia Civil para Marketing e foi bem natural. Durante a faculdade mesmo, eu fui entrando em projeto de extensão, então fiz parte da Atlética,  da Empresa Júnior. Nesses dois projetos, eu assumi cargos ligados à diretoria de marketing. E aí eu vi que era uma coisa que eu gostava de fazer e,de certa forma, eu tinha uma facilidade, assim, em criar, em me comunicar com o pessoal da minha faixa etária, principalmente. Na época, eram uns universitários, a galera que tinha a mesma vivência que eu naquele momento e naturalmente, eu fui me interessando em aprender coisas sobre Marketing e sobre Comunicação. 

Eu entrei na Ambev como estagiário de logística. Fiquei nesse cargo, que era mais da engenharia, durante 1 ano e 8 meses. E aí, depois, eu transferi para Marketing. Essa transição com certeza tem a ver com  a UnB Sincera e com tudo que aprendi na faculdade fora do curso. Isso me ajudou a conseguir a vaga e foi um diferencial também.

Hoje, o perfil da UnB Sincera já soma 113 mil seguidores no Instagram e 16 mil no Twitter. Esses  A página tem a linha de produtos personalizados e já teve até mesmo festa universitária. Quando você tomou consciência da dimensão da página, dentro e fora da universidade?

Eu acho que eu fui tomando consciência do tamanho da UnB Sincera quando eu fui sendo notado pelos perfis oficiais da UnB. Então eu vi que a página já impactava aquela comunidade acadêmica, a comunidade da UnB. O perfil oficial me mandava algumas coisas, me marcava em outras coisas, até para repostar e ajudar a fazer a mensagem chegar em mais pessoas. A página tinha 50 mil seguidores e foi quando eu decidi mostrar meu rosto, porque eu queria interagir mais com as pessoas de forma direta. E aí eu vi o tamanho que estava se tornando a UnB Sincera. Quando eu me formei, a Sincera estava com 100 mil seguidores, e virou tema de um TCC. Eu falei “Caraca, realmente a página cresceu e conseguiu impactar a UnB de alguma forma!”. E aí eu vi o tamanho que aquilo tudo estava se tornando.

Eu acho que até hoje eu me surpreendo com as oportunidades que vão surgindo, seja contato com pessoas de que eu gosto e que também consumo conteúdo, ou até algumas marcas que chegam até a UnB Sincera e tudo isso faz com que cada dia eu veja o tamanho dela e como isso vai crescendo, né? Acabou se tornando um perfil meu também e como meu perfil tá crescendo, mesmo que devagarinho, constante.  Eu vejo a cada dia o impacto. Quando chega alguém fala que entrou na UnB por minha causa,  quando fala assim de incentivo, sabe? A pessoa chega e fala “quando eu estava estudando para a UnB, o seu perfil me ajudou muito” e eu fico muito feliz. Acho que quando eu vejo um impacto nas pessoas diretamente é o ponto que eu fico mais feliz.

A Sincera é  um dos principais canais de informação para os estudantes por ser um conteúdo de fácil acesso nas redes sociais. São muitas as vezes que os posts também abrem um espaço para trocas e desabafos entre os alunos. Para você, qual é a importância de usar essa plataforma tão grande da página para amplificar as demandas, dúvidas e anseios dos estudantes?

Toda vez que um post ou alguma fala vira um espaço de debate, de discussão sobre algum assunto, eu sinto que eu tô cumprindo o meu objetivo. Eu acho que isso acontecia mais quando o foco da página era total UnB. Depois que eu me formei, os conteúdos foram migrando assim de assunto. Comecei a falar de outras coisas também, o que foi um passo importante para o perfil ficar cada vez com a minha cara. Mas principalmente no início, quando os posts viravam esse espaços de debate, eu sentia que a página estava cumprindo o seu papel, seja para cobrar um posicionamento da Universidade, seja para amplificar algum posicionamento da Universidade. Eu acho que cada post foi importante nas épocas da UnB.

Na página, você posta conteúdos que vão além do dia a dia na universidade, principalmente depois da sua formatura. Sãos posts de dicas de passeio, da sua rotina no trabalho e outras coisas comuns a todos que estão passando por essa fase dos “20 e poucos anos”. Como vem sendo a adaptação desses conteúdos? No futuro, existe a possibilidade de deixar de lado os conteúdos da UnB e focar no Eduardo?

É muito difícil criar um conteúdo de uma coisa que você não vive, né? E aí, quando eu saí da UnB, minha rotina acabou sendo outra. Eu entrei para o trabalho, diminuí as vezes que eu vou na UnB. Essa mudança de conteúdo não é fácil, porque eu tenho que ir aos poucos para entender o que a galera me segue quer ver. Muita gente ainda tá na UnB, mas também muita gente já chegou e já se formou ou conheceu de outras formas. Por conta desses vídeos de dicas de passeios em Brasília, então eu tenho sempre que dosar, assim, um conteúdo que me conecta com quem já me segue, mas também com o conteúdo que vai atrair pessoas novas para o perfil, principalmente esses conteúdos de dicas, algo mais geral.

Como consequência disso, o arroba do perfil ainda é o UnB Sincera e daqui um tempo, eu acredito sim que eu vou mudar sim esse arroba e o perfil vai se tornar cada vez mais “Eduardo Dias”, né? Mas isso tem que ser de forma gradual. E se eu não fizer isso, o perfil deixa de ter verdade. Eu acho que a galera percebe isso. Não consigo mais criar tantos conteúdos voltados exclusivamente para o público universitário se eu já não vivo aquilo, então meus vídeos mudariam muito e o pessoal ia perceber. Então, a galera entende que  seria estranho se eu não mudasse o meu conteúdo. Eu acho que a tendência daqui um tempo é ter mais conteúdos de “Eduardo Dias” e menos de um UnB Sincera, mas sempre falando da UnB, sempre com muita gratidão e saudade porque esse é o sentimento porque eu tenho hoje.

Para terminar, qual foi o maior aprendizado em todos esses anos de UnB Sincera?

Eu acho que o maior aprendizado como UnB Sincera nesses anos foi “começar”, sabe. Eu acho que tem espaço para todo mundo. Se eu tivesse insistido naquela ideia de que na UnB já tinha página falando de tudo, eu não teria criado a UnB Sincera. Então, eu acreditei no meu instinto na minha vontade de criar uma coisa de qualidade, que as pessoas pudessem confiar,  pudessem rir junto comigo, pudessem se informar. Eu acho que ter seguido meu instinto e ter falado sempre com muito amor da UnB foi uma coisa que eu aprendi assim.  É ter verdade no conteúdo, sabe? Eu realmente amo a UnB, sou muito grato e eu acabava demonstrando isso nos vídeos, nos posts, enfim, e as pessoas se identificaram. E aí eu quero continuar com isso, independente da fase da minha vida, onde que eu esteja trabalhando ou estudando, falar sempre com verdade com o pessoal, que as pessoas vão se identificar.

Tem alguma dica para quem também tem vontade de mudar de área ou de criar uma página nas redes sociais?

Para quem pensa em mudar de área ou começar uma página para falar de qualquer coisa assim,  seja de divulgação do seu trabalho pessoal, seja para você falar sobre um determinado assunto, eu acho que é: começa! Assim, você não vai começar da melhor forma, não, vai ser o melhor vídeo, não vai ser o melhor post. Mas você vai ter começado e daqui um tempo você vai querer ter começado antes. Da mesma forma que eu comecei em 2020, mas eu queria ter começado antes, ter postado mais coisas mais cedo. Então é isso, só começa que que vai dar certo, sabe? Eu acho que todo mundo deveria criar conteúdo, falar da sua vida, falar do seu trabalho. Principalmente nos dias de hoje, que todo mundo tem acesso às redes sociais e a gente conhece muita gente por ali. Então, se você tem vontade, se tem alguma coisinha aí dentro, que que faz você pensar nisso? Eu não pensaria muito não. Começa, começa aos poucos,  e faz por você assim. Porque tem dia que você vai desanimar, vai ouvir o comentário que não é legal. Mas quando você sabe seu objetivo e você faz uma coisa que você gosta, é mais difícil de você desistir. Então, eu acho que eu deixaria esse conselho para quem pensa em criar alguma coisa.