Especialistas reforçam importância de completar esquema vacinal contra Covid-19

A população deve ficar atenta ao prazo de vacinação. Somente um quarto dos idosos receberam a segunda dose de reforço no DF

Maria Eduarda Gonçalves

Postado em 28/04/2022

Até o atual momento, o Distrito Federal já aplicou cerca de 6.058.981 doses de vacina desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, entre a primeira, segunda e as doses de reforço para todos os públicos definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacinação contra a Covid-19 é de extrema importância para a população, mas o ciclo vacinal precisa ser completado corretamente. Pessoas já imunizadas com o esquema completo estão manifestando sintomas mais leves, mesmo contraindo o vírus, o que demonstra a eficiência da vacina. Os atrasos podem trazer diversos malefícios para a saúde, pois deixa o indivíduo mais vulnerável e menos protegido contra a doença e suas complicações.

Neste momento, um dado preocupante é a baixa procura pela 4ª dose da vacina para idosos de 80 anos ou mais. De acordo com a Secretaria de Saúde, no Distrito Federal, essa faixa etária é estimada em cerca de 40 mil pessoas, e apenas pouco mais de 10 mil compareceram a um local de vacinação e receberam o imunizante, que começou a ser oferecido desde o dia primeiro de abril.

Por outro lado, idosos que já foram tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 alertam os demais sobre a sua relevância. Maria de Lourdes Oliveira, de 85 anos, afirma já ter ido no primeiro dia que o governo começou a disponibilizar. “Fico muito animada em poder tomar as vacinas, e tomo quantas for preciso. Acredito que consegui chegar até essa idade por elas”.

O DF já aplicou cerca de 6.058.981 doses de vacina desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Mais sobre a Campanha de Vacinação

Para receber a quarta dose, é essencial que os idosos tenham dado um espaço de no mínimo quatro meses da terceira dose ou dose de reforço. E através de um levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, foi dado que grande parte desses idosos estão capacitados para receber mais esse reforço de grande importância.

A enfermeira Renata Nunes, de 40 anos, explica: “É primordial completar o esquema vacinal por conta da proteção, proteção essa que não é total mas diminui consideravelmente os agravamentos e morte em relação aos não vacinados. Foi estaticamente comprovado que com o esquema completo houve diminuição de casos graves.” 

No total, são 48 pontos de vacinação disponíveis em todo DF, oferecendo a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira. Além disso, há lugares com funcionamento noturno e iniciativas para fins de semana e feriados. Os locais e demais informações estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde.