Evento celebra o tango e homenageia Astor Piazzola

Em entrevista, o produtor do espetáculo fala sobre o projeto e de como participar do Corpo de Baile de Tango
de Brasília

Cynthia de Carvalho Lima

Postado em 10/06/2022

Brasília recebeu nos dias 3, 4 e 5/06, no SESC Presidente Dutra, a primeira edição da Semana Piazzolla, com apresentação da Orquestra Silêncio Cromática e do Corpo de Baile de Tango Brasília. O evento, organizado pelo produtor e professor argentino Mário Miskiewiez, foi uma homenagem aos 101 anos de Astor Piazzolla, considerado o compositor mais importante de tango da segunda metade do século XX.

📷Arquivo Pessoal/Mário Miskiewiez
Na apresentação, a flor de papel feita por Mário simboliza a beleza e amor.

Em entrevista, Mário Miskiewiez fala sobre o projeto. Confira :

O que é e qual o objetivo da Semana PIAZZOLLA ?

É uma semana dedicada ao argentino Astor Piazzolla , que foi um compositor, arranjador e intérprete do instrumento musical bandoneón, o principal instrumento do tango. Na Bolívia, a Orquestra Silêncio Cromática fez ano passado uma homenagem especial ao centenário de Astor Piazzolla e agora esse ano vieram para Brasília pelo meu convite, homenagear seus 101 anos. Portanto o objetivo da Semana Piazzolla é divulgar o trabalho deste grande músico, além de  propagar arte e fazer com que mais pessoas se conectem e reconheçam o tango .

Vocês recebem algum apoio ou patrocínio no projeto?

Tivemos apoio da Embaixada da Argentina para a divulgação e os dançarinos receberam apoio da escola Brito Dança, na Asa Sul, e também do Centro de Dança, localizado em frente à Esplanada dos Ministérios, que oferecem o espaço para os ensaios . Além do Sesc Presidente Dutra, localizado no Setor Comercial Sul, que ofereceu o espaço gratuitamente para a apresentação do espetáculo. Apoio financeiro não tivemos nenhum; arcamos com todo o custo do projeto, como as passagens da Orquestra Silêncio Cromática para Brasília. Por isso, foi cobrado um valor de ingresso.

Como faz para participar do Corpo de Baile de Tango ?

Primeiro precisa participar do projeto Fabricando Tango, para depois ser selecionado para o Corpo de Baile de Tango. Faz a inscrição diretamente comigo e preenche um formulário. Depois só precisa participar das aulas no Centro de Dança, o valor que cobramos é um valor mínimo de R$100 mensais com direito a 8 aulas de uma hora e meia. Mas se alguém não tiver condições de pagar e só entrar em contato comigo que resolvemos o problema. Não temos uma idade indicativa, em 2019 fizemos oficinas com crianças. Esse ano estarmos começando a ofertar aulas para pessoas com deficiência visual e ano que vem quero começar a dar aulas às pessoas surdas. Para mim estar sendo um desafio pessoal, mas meu objetivo é que mais pessoas se sintam integradas e consigam desfrutar de toda a emoção que o tango pode proporcionar.

Quando começou seus projetos em Brasília e qual seu objetivo?

Eu deixei a Argentina, onde nasci, há 6 anos e vim para Brasília com o objetivo de divulgar o tango. O tango tem um papel fundamental em minha vida; inclusive também sou arquiteto, antes de vir para a capital, eu estudei o urbanismo de Brasília, o que me fez apaixonar ainda mais por esse lugar. Então, todo esse tempo estou aqui para divulgar o tango e neste momento da apresentação eu sinto como se estivesse no meu país. E o tango é para todos, não é só para uma elite especial, pois a arte te faz pensar, não é só entreter as pessoas para que elas batam palma. A arte tem história, emoção, beleza, harmonia e cultura; então meu objetivo é que as pessoas possam cada vez mais sentir esse mix de emoções que a arte pode trazer.