Feira incentiva agricultura familiar para comunidade rural
A feira do produtor da Vargem Bonita busca aproximar os agricultores dos consumidores
Postado em 23/11/2021
Em busca de incentivar a agricultura familiar e a comercialização, a Feira do Produtor da Vargem Bonita surgiu após uma série de pedidos da comunidade e de produtores da região. De acordo com a administração do Park Way, responsável pela realização da feira, o seu principal objetivo é aproximar o consumidor dos agricultores e oferecer preços mais acessíveis, uma vez que não terá a intermediação de outros. O ambiente oferece os mais variados produtos, desde alimentação ao artesanato.
Segundo a gerente de políticas sociais da administração do Park Way, Marcia Cruz, práticas como essa beneficiam toda a comunidade principalmente por ser uma região mais afastada do comércio. “A maioria vive da agricultura daqui, então eles plantam e se alimentam por esses produtos, ou vendem para sobreviver. Eles sempre lutaram para ter essa feira, porque eles produzem e vão vender longe, então agora eles conseguem vender do lado de casa”, diz a gerente.
A feira conta com mais de quarenta barracas, sendo quinze delas de produtores rurais da Vargem Bonita. Com a grande procura, agricultores de outras regiões estão em busca de vagas para comercializar seus produtos no local, entretanto o presidente da feira, Rusbek de Alcântara, afirma que pela preferência ser da comunidade nem sempre há espaço para comerciantes de outras áreas.
Aumento na renda
O comerciante Davi Sousa comenta a importância da feira: “Melhorou a renda de alguns produtores, porque às vezes tinha muito produto que se perdia. E para não perder, quando não há um ponto de referência para você vender dificulta, mas aí veio a criação da feira”. Ele ainda discute sobre a necessidade de ampliação da feira uma vez que a procura está cada vez maior.
O aumento no rendimento também foi um aspecto que a produtora, Samara Souza, pode perceber com a inclusão de sua banca na feira. Ela afirma também que desde a inauguração, o crescimento no número de clientes foi perceptível.
Apesar disso, muitos feirantes reclamam de aspectos da estrutura que poderiam melhorar. Atualmente o ambiente está totalmente aberto o que dificulta a venda dos produtos, dependendo do clima do dia. A falta de um estacionamento também prejudica a vinda dos clientes, é o que diz o presidente da feira, Rusbek de Alcântara.