Feiras itinerantes vão além da tradicional venda de alimentos

Em processo de expansão para além do Plano Piloto, as feiras da APROFIT comercializam produtos de qualidade e se tornam pontos de cultura e lazer

Guilherme Chaves

Postado em 07/04/2022

“Fazer feira é muito melhor que fazer mercado” - Ana Paula, moradora da SQS 207 e frequentadora da feira.
“Fazer feira é muito melhor que fazer mercado”, diz Ana Paula, moradora da SQS 207 e frequentadora da feira. Foto: Guilherme Chaves

As feiras itinerantes do Plano Piloto acontecem em diversas quadras da Asa Sul, Asa Norte e Noroeste, em diferentes dias da semana. Organizadas pela APROFIT (Associação dos Produtores e Feirantes Itinerantes), são muito mais do que simples feiras de verduras e legumes. 

Além de oferecerem frutas, verduras, ovos, etc. as feiras itinerantes da APROFIT se diferenciam das demais porque oferecem ao visitante contato com múltiplas culturas: comida japonesa, árabe, espanhola e de outras regiões do Brasil. Por serem itinerantes, sempre será uma experiência diferente. Em uma quarta-feira, por exemplo, na EQS 206/207 (entrequadras da 206/207 sul), o visitante pode conhecer o Acarajé da Giza ou a Barraca do Pará, comandada por Das Dores, e comer uma cuia de tacacá e uma tigela de açaí natural, direto da plantação de seu irmão no Pará.

O presidente da APROFIT, conhecido como Roberto da Laranja, disse que eles estão expandindo e devem levar as feiras da APROFIT para o Park Sul aos domingos. Atualmente, a associação tem cerca de 225 associados e as feiras acontecem em seis localizações.

Nas feiras os produtos estão sempre frescos. “É direto da roça”, gritam alguns feirantes para atrair os clientes. Foto: Guilherme Chaves

Os moradores das quadras que têm a presença da feira são os mais privilegiados. “Eu moro aqui do lado, sempre que posso eu venho, aqui tem de tudo. Pena que não acontece todos os dias”, diz Ana Paula Pinheiro, moradora da 207 sul.

A feira que ocorre no campo da EQS 206/207 tem duração maior que as demais e é um ótimo lugar para levar crianças e pets. Quando o sol está mais baixo, por volta das 17 horas, são colocados, pelos feirantes, brinquedos infantis infláveis próximos à barraca de espetinhos. Muitos moradores gostam de levar seus pets e soltá-los pelo campo para interagirem com os outros animais e ainda curtem o ambiente da feira.

“Muito bom divulgar nosso trabalho porque muita gente que mora aqui por perto nem sabe que tem essa feira, não tem muita divulgação. As pessoas conhecem porque um fala pro outro”, diz a florista Dora. 

Dora vem de Sobradinho para o centro; sua barraca pode ser encontrada nas feiras da SQN 404, aos sábados, e na EQS 206/207, às quartas-feiras Foto: Guilherme Chaves

Nas seis localidades, as feiras acontecem semanalmente e, devido à rotatividade, estão sempre se renovando. As feiras são organizadas pela mesma associação, mas variando os locais percebe-se que são bem diferentes, com suas particularidades. Na SQN 404, nas manhãs dos sábados, a feira conta com aproximadamente 50 barracas, já na CLS 309, também aos sábados, em torno de 35 barracas.

Para os comerciantes que têm interesse em expor seus produtos nas feiras da APROFIT, basta ir até uma das feiras e procurar pelo presidente da Associação, Roberto da Laranja, e tratar diretamente com ele.

Confira a programação das feiras da APROFIT:

  1. Terça-feira:

CLN 110 – das 8h às 12h.

  1. Quarta-feira:

EQS 206/207 – das 9h às 18h.

  1. Sexta-feira:

SQN 314 – a partir das 9h.

  1. Sábado:

SQN 404 – das 8h ás 12h;

CLS 309 – das 8h ás 12h.

  1. Domingo:

SQNW 311 – das 8h às 13h.