Jovem brasiliense de 15 anos é destaque na estreia da fórmula 4 no Brasil

Pedro Clerot faz história ao conquistar duas das três corridas do circuito

Priscilla Burmann

Postado em 09/06/2022

Pedro Clerot é um jovem brasiliense de apenas 15 anos que segue passos de gigantes como Ayrton Senna e Nelson Piquet na caminhada rumo a mais popular modalidade do automobilismo do mundo, a fórmula 1.

O jovem foi destaque na recente estreia da categoria da F4 (categoria dedicada a jovens a partir de 15 anos em transição do kart para monopostos da F1) no Brasil, em maio deste ano, em Mogi das Cruzes (SP), quando conquistou a liderança da competição ao ganhar duas das três disputas da etapa.

“A sensação de vencer a primeira prova da F4 Brasil é incrível. Nós dominamos a corrida, então queria agradecer primeiramente a equipe Full Time Sport pelo desenvolvimento do carro e também minha família pelo apoio”, relata o piloto.

Pedro Clerot vence campeonato da fórmula Delta – Foto: arquivo pessoal

Como muitas crianças, tudo surgiu a partir de uma brincadeira aos 9 anos, desde então o piloto coleciona inúmeros prêmios, como o vice campeonato de kart paulista e o campeonato da fórmula delta.

Pedro revela que sua expectativa é grande para esse ano “Me preparei bastante para avançar nesse início de temporada, e conseguir ótimos resultados até o fim da competição”

Stela Cruz é psicóloga infantil e realça pontos importantes sobre a formação da criança voltada para um esporte: “O desenvolvimento da criança e do adolescente é a base de toda uma vida. Embora possa ser direcionado para o crescimento esportivo, deve ser antes de mais nada, respeitado, permitindo a criança o momento de ser criança e tudo o que isso implica”.

São inúmeros os exemplos de crianças que se dedicaram desde cedo a um esporte e se tornaram campeãs, a exemplo, a Fadinha do skate brasileiro, Rayssa Leal de 13 anos, prata nas olimpíadas de Tóquio em 2021 e o maior medalhista olímpico da história, Michael Phelps que começou a se destacar na natação aos 10 anos e aos 15 anos participou de sua primeira olimpíada.

Filme King Richard

Ao refletir acerca da construção e do desenvolvimento do jovem, por certo, caso você tenha assistido ao filme ‘King Richard: Criando Campeãs’, encontrou algumas semelhanças.

Sem muitos spoilers, Richard é o pai obstinado que decide treinar duas meninas de 9 e 14 anos respectivamente, posteriores, grandes campeãs mundiais no tênis, Serena e Vênus Williams.

O filme demonstra como a autodeterminação e o incentivo da família, características no caso do Pedro Clerot podem ser decisivos para a carreira de um atleta.