Projeto “Banho do Bem” realiza ações para moradores de rua

Com o apoio de voluntários, serviços de cidadania acontecem na área central do DF

Elana Fabricia

Postado em 20/04/2022

A empresária Adriana Calil conheceu pela TV uma ação social que oferecia banho a moradores de rua em Natal, Rio Grande do Norte. Imediatamente pensou em fazer algo parecido na capital do país. Com recursos próprios, adaptou um ônibus equipado com chuveiros e itens de higiene pessoal para oferecer banho quente, corte de cabelo e barba a pessoas que vivem e circulam diariamente na rodoviária do Plano Piloto, situado a 1 km do Congresso Nacional, em Brasília.   

Projeto Banho do Bem, em Brasília, ajuda moradores de rua. Foto: Elana Batista

O projeto atende em média 50 pessoas por domingo e além de oferecer aquele banho quentinho, também realiza outras atividades, como a entrega de alimentos (Comida do Bem), atendimento odontológico gratuito em um trailer adaptado (Sorriso do Bem) e a entrega de roupas e agasalhos que são doados pela população brasiliense através de campanhas nas redes sociais. A idealizadora reforça que o projeto ainda presta assistência social para dar a essas pessoas uma nova chance, com mais esperança e qualidade de vida. “Nós temos duas casas terapêuticas parceiras, Salve a Sí , um lugar para homens que desejam tratar a dependência química, e Maria de Magdala, um espaço destinado às mulheres.”

Adriana ressalta ainda que é possível criar um mundo melhor e ajudar as pessoas em situação de rua a terem mais dignidade, através do acolhimento e da empatia. “Olhar o outro com compaixão e tentar dar um pouco mais de dignidade a quem tem muito menos. Entrar em mundos diferentes do nosso e olhar com ternura a dor do outro. Aprendemos a ser seres humanos melhores vendo essas diferenças, isso que me motiva, saber que somos modificadores de vidas quando eles conseguem sair das ruas.”

O projeto existe há quatro anos e conta com as mãos de 66 voluntários que doam tempo, amor e solidariedade a quem precisa. “Conheci esse projeto há um ano e ajudo servindo água. É gratificante ajudar porque um dos mandamentos da Bíblia é amar a Deus sobre todas as coisas e servir ao próximo como a si mesmo. Quando fazemos o bem, o retorno vem em graças para mim’, acredita Nelson Shimabukuro, 70 anos. 

Voluntário Nelson Shimabukuro ajuda servindo água aos moradores de rua. Foto: Elana Batista

Uma das pessoas assistidas pelo projeto é Eduardo, 39 anos, morador de rua que vive há 10 anos em Brasília. Ele é usuário de drogas e bebidas alcoólicas. Contou que é pai de uma garota de 14 anos que pratica Jiu Jitsu e falou emocionado que a filha, cuidada pelo tio, já conquistou títulos locais e nacionais.

Eduardo contou que já sofreu e passou por várias situações por morar na rua. “Uso droga há uns 22 anos e antes de morar nas ruas me casei com a mãe da minha filha e fui operador de crédito[…] trabalhei em boas instituições, mas as drogas não deixam a gente honrar com os compromissos. Já passei por várias situações na rua, até facada já levei. Sei que está na hora de deixar essa vida”.

A ideia da empresária de levar dignidade e amor a pessoas em situações de vulnerabilidade social é um exemplo de coragem, afinal com uma boa dose de empatia ela tem transformado a vida de  muitas pessoas. “Façam seu projeto de vida acontecer, não fiquem na janela apenas olhando o tempo passar, nada é estático em nossa vida, tudo se move. Mova-se para fazer um mundo diferente”, convoca Adriana.

Para quem quiser ajudar o projeto ou ser um voluntário das ações do Banho do Bem basta acompanhar as agendas divulgadas nas redes sociais oficiais do projeto.

Serviço:

Banho do Bem e demais projetos

Acontece todos os domingos, na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília-DF

Sorriso do Bem atende das 13h às 18h

Comida do Bem atende das 14h às 16h

Banho do Bem atende das 15h  às 19h

Informações: (61) 99556-5433

Adriana Calil Amorim