Projeto utiliza música como meio de desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens
No projeto Musical Arte Jovem, crianças aprendem a tocar instrumentos musicais e a lidar com seus sentimentos.
Postado em 19/03/2025
“Antes eu tinha muito medo de subir num palco, agora ainda tem aquele nervosismo, só que a gente aprende a administrar esse medo”, diz Davi Milhomem, estudante e professor do Projeto Musical Arte Jovem. O projeto que, com mais de 20 anos de história, hoje trabalha com mais de 500 alunos e tem um grande impacto positivo em suas vidas, utiliza a música como um instrumento importante não apenas para o desenvolvimento pessoal da criança e dos jovens mas também para o desenvolvimento social.
As aulas gratuitas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, na Casa do Cantador, e aos sábados, no Colégio Vencer, ambos localizados no Setor P Sul na Ceilândia. A organização das turmas é feita de forma a atender diferentes faixas etárias e níveis de aprendizado. Para os mais novos, a partir dos 2 anos, há a Turma Baby, onde a musicalização é utilizada para estimular o desenvolvimento cognitivo e social. Já para as crianças a partir dos 7 anos, a Musicalização Infantil oferece um mergulho mais profundo na teoria e prática musical, desenvolvendo habilidades, criatividade, coordenação motora e o trabalho em equipe, no qual é muito importante.
O projeto ensina os alunos a tocar instrumentos de sopro como clarinete, saxofone, flauta transversal, trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba, flauta-doce e também instrumentos de percussão.

Ao oferecer um ambiente acolhedor e incentivador, o projeto se destaca como um espaço onde crianças e jovens não descobrem apenas seus talentos e paixões, mas também internalizam valores essenciais para a vida. A música, nesse sentido, vai além dos ensinamentos de suas técnicas musicais, tornando-se um veículo para o desenvolvimento de qualidades e sentidos humanos fundamentais. Davi Milhomem ressalta que a música ensina a respeitar o próximo, a valorizar as relações interpessoais e a cultivar a solidariedade. Essa perspectiva revela que o projeto vai além do ensino artístico, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos.
A música desestressa
Ao ser perguntado sobre o impacto do projeto na vida dos jovens, Jefferson Moura, coordenador e professor da oficina de performance, responde que a música pode ser uma boa perspectiva de vida. “É uma fonte de entretenimento, uma fonte que desestressa”, ressalta ele. Jefferson diz que com a música o indivíduo trabalha com o foco, com disciplina, lógica, razão e emoção e que também ajuda muito na interpretação. Essas qualidades, cultivadas no ambiente musical, ultrapassam o limite da arte e se revelam em diversas áreas da vida dos alunos. A música se mostra como um poderoso instrumento de formação integral, moldando não apenas artistas, mas também cidadãos mais preparados para os desafios da vida.
No Projeto Musical Arte Jovem também são oferecidas aulas de dança que incluem uma variedade de estilos de dança, desde o erudito ao popular. Essa variedade possibilita que os alunos identifiquem seus talentos e cultivem uma afeição pela riqueza cultural da dança. Além disso, as aulas desempenam um papel importante no desenvolvimento socioemocional dos jovens. Ao se expressarem por meio da dança, eles conseguem liberar emoções, elevar a autoestima e fortalecer a autoconfiança.

Como participar do projeto
Caso queira ser aluno, acesse o site oficial do Projeto Musical Arte Jovem, onde você poderá encontrar horários das aulas, locais e formas de inscrição. Entre também em contato com o projeto através das redes sociais, como o YouTube, Instagram e Facebook para obter informações sobre as inscrições e os requisitos necessários. Também pode entrar em contato através do e-mail (projetomusicalartejovem@gmail.com) e Whatsapp (+55 61 98415-8123).