Solicitações para tapar buracos no Gama é líder em ranking da ouvidoria

Apesar do alto investimento da administração na operação tapa buracos, moradores ainda se queixam

Maria Eduarda Antunes

Postado em 25/03/2024

Durante dois anos consecutivos, moradores reclamam da falta de pavimentação,  segundo o relatório anual fornecido pela ouvidoria da Administração Regional do Gama. No ano passado, o assunto mais demandado pela população foi a respeito dos buracos nas ruas, totalizando 55,8% das solicitações. No ano de 2022 foram as mesmas solicitações também lideraram o relatório com 79,76% das solicitações. 

Embora a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) afirme, em dados divulgados em 2023, que foram mais de 1.000 toneladas de asfalto para reparar as ruas do Gama, o que seria equivalente a 1,8 km de vias reconstruídas, os moradores continuam reclamando e se sentindo prejudicados.

É o caso do Joaquim Silva, dono de uma papelaria e morador da cidade, que reclama que a administração faz a mesma promessa há anos, porém é sempre a mesma coisa. Eles apenas colocam um remendo por cima dos buracos e que isso acaba impactando negativamente no movimento do comércio, uma vez que os clientes ficam receosos de passarem com o carro na rua ou estacionarem, além daqueles que precisam arcar com a manutenção do carro por conta de rodas e amortecedores comprometidos pelos buracos das vias. 

Manoel Domingues Farias, sócio e proprietário de uma agropecuária da região, também destaca a dificuldade dos clientes em estacionar nas vias, o que causa dano aos veículos. Em épocas chuvosas os pedestres acabam se acidentando por não verem os buracos.

Walter Pereira, farmacêutico na comercial de uma das ruas do Gama, conta que todo ano os buracos são recapeados, mas não há nenhuma ação efetiva e que, no início do ano, a administração esteve em seu estabelecimento informando que seria retirado o asfalto velho e outro seria colocado, mas até o momento estão aguardando. Já o morador da quadra 3 Leste, Aloisio Vasconcelos, opina que esse ano a administração está fazendo um trabalho melhor do que nos outros anos, mas que ainda não resolve o problema já que as chuvas vêm e o problema recomeça. Para ele o que falta é um asfalto de qualidade. 

Buraco que incomoda moradores na rua da Quadra 01 do Gama Leste

Administração do Gama

O engenheiro Civil e Diretor de Obras, Gustavo Cecílio Mendes, explica que os serviços de tapa-buracos são os mais executados dentro da Administração Regional, e que no Gama tem uma malha viária antiga que precisa de recapeamento geral há anos, no ano passado teria sido investido 3,3 milhões em diferentes pontos do Gama. A administração realiza estudos e levantamentos dos locais mais críticos e passam a demanda à Novacap para que seja feita uma licitação para execução, pois foge da competência da Administração.

Imagens da Operação Tapa-buracos
Crédito: Imagens fornecidas pelas Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Administração Regional do Gama

Gustavo explica como ocorre o processo da operação tapa-buraco. “A operação é feita todos os dias, seguimos a fila das reclamações via ouvidoria. Um dia antes visitamos o local, levantamos a quantidade de massa asfáltica a ser usada. Temos uma equipe de sete reeducandos e dois gerentes, e toda ferramentaria”. Para 2024 a meta é tapar aproximadamente 3.000 buracos na cidade do Gama.