Um café para quem ama gatos
O Betina CatCafé é um espaço para quem busca companhia felina e também para quem deseja adotar um gatinho
Postado em 15/04/2025
O Betina Cat Café, em Brasília, é o primeiro estabelecimento do tipo na capital federal. Em homenagem a sua gata resgatada, Betina, a proprietária Mariana Eduarda inaugurou o café em 2021, criando um espaço onde os amantes de felinos podem desfrutar de bebidas e petiscos temáticos enquanto interagem com os bichanos presentes no local.

Mariana trabalhou nove anos com gerenciamento de franquia e sempre quis empreender. Mas queria algo que trouxesse propósito. “Comecei a ajudar em ONGs, virei lar temporário de gatos e continuei por anos”. Em 2016, viu no instagram o conceito de Cat Café no Japão. Começou a pesquisar e então surgiu a ideia de abrir um estabelecimento próprio. “Comentei com a minha família e comecei aos poucos a ir viabilizando a ideia”.
Os cat cafés surgiram em 1998, em Taipei, Taiwan, com o “Cat Flower Garden”. A ideia rapidamente se espalhou para o Japão, onde a cultura desses estabelecimentos floresceu devido às restrições de espaço e políticas rígidas de proibição de animais de estimação em apartamentos. Desde então, o conceito se expandiu globalmente, chegando ao Brasil nos últimos anos.
Esses espaços não apenas auxiliam na busca por lares para os felinos, mas também contribuem para o bem-estar emocional dos frequentadores. O Betina CatCafé segue essa tendência, proporcionando aos clientes momentos relaxantes ao lado dos animais enquanto contribui para a adoção consciente.
De acordo com um estudo publicado na revista Animals, a interação com gatos em ambientes acolhedores aumenta significativamente o vínculo emocional entre humanos e animais, tornando a adoção mais provável e bem-sucedida. Mariana reforça que o Betina Cat Café funciona como um lar temporário e uma vitrine. Enquanto os gatinhos estão lá, ela se responsabiliza pela alimentação, pelo cuidado, pelo bem-estar e pela saúde dos gatos, até eles serem adotados.

Mariana também divide experiências que teve com clientes em seu café. “ Cobramos o valor de R$1 ao minuto com os gatos. Geralmente, as pessoas ficam em torno 15 minutos.Nós já tivemos recorde de cliente, que ficou 1h20, cliente que entrou e levou o computador e queria um espaço estimulante para terminar o TCC, foi incrível. Teve uma clientinha nossa, que é vizinha de quadra. Os primeiros passinhos dela foram dentro da área dos gatos. Isso é incrível. Ela sempre visita a gente”.

O ambiente proporciona uma experiência completa e aconchegante. A decoração temática dos felinos está presente desde os cardápios até a colher de chá e promete encantar os amantes de gatos. A loja também comercializa acessórios e produtos decorativos no mesmo tema.
O processo de adoção no Betina Cat Café é cuidadosamente estruturado para garantir o bem-estar dos animais e a preparação dos futuros tutores. Os interessados passam por entrevistas e avaliações para assegurar que estão aptos a oferecer um ambiente seguro e amoroso.
Serviços:
Localização: CLN 409, Bloco C, na Asa Norte.
Contato:+55 61 9684-3310