Yoga é um grande aliado no fortalecimento da saúde mental
A prática pode levar a uma redução significativa nos sintomas de ansiedade, depressão e redução do estresse
Postado em 08/04/2024
O yoga, uma prática que trabalha o corpo através de movimentos, exercícios e meditação, tem sido um grande aliado para o fortalecimento da saúde mental. Em 2002, um estudo de Vempati e Telles, publicado na National Institutes of Health, observou que após um teste de relaxamento guiado, houve uma diminuição significativa no consumo de oxigênio e um aumento no volume respiratório. Os resultados dessa pesquisa são importantes, pois demonstram que o relaxamento guiado com base no yoga pode levar a uma redução na atividade simpática, que está associada à redução do estresse e dos sintomas de ansiedade e depressão.
Para a professora de yoga e terapeuta integrativa com formação tradicional chinesa Daniella Caribé, a mente e o corpo são uma coisa só e a prática, junto às posturas do yoga, atuam sobre as glândulas endócrinas na relação direta com os estados mentais e emocionais. “A respiração impacta diretamente no sistema nervoso, modulando respostas que se manifestam nos fenômenos emocionais. Além disso, a conexão com o grupo está relacionada a uma melhora psíquica que traz sensação de pertencimento e apoio social”.
A influência do yoga na saúde integral: valores, técnicas e benefícios
O yoga é uma filosofia que, para além da saúde mental, possui técnicas, preceitos e, acima de tudo, valores. O yoga valoriza a felicidade, a plenitude, a harmonia como expressão da vida e o bem-estar em todos os níveis: espirituais, emocionais e físicos. Lígia Pires Amorim, professora de yoga, com formaçãona Índia, e fundadora da Casa Adhara, relata que o yoga enxerga o ser humano como algo único. “Yoga significa união e junção. É uma prática que traz benefícios, clareza e foco, promovendo a união em todas as facetas do nosso ser”.
No Brasil, existe a Portaria 719, de 7 de abril de 2011, que criou o Programa da Academia de Saúde para contribuir com a promoção da saúde. O Art. 6º diz que “serão desenvolvidas as seguintes atividades no âmbito do Programa Academia da Saúde: promoção de práticas corporais e atividades físicas (ginástica, lutas, capoeira, dança, jogos esportivos e populares, yoga, tai chi chuan, dentre outros)”. Por isso, desde 2017, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o yoga como prática integrativa e complementar.
Yoga como uma jornada de descoberta
Devido às situações de dor crônica na coluna e fibromialgia, Raquel Rufino, aluna de yoga da Casa Adhara, precisou diminuir e se afastar de alguns esportes que praticava por conta do impacto físico. “Comecei uma busca por algo que me preenchesse de uma forma diferente e as práticas de yoga eram exatamente o que eu estava buscando”.
”Ao iniciar no yoga, tive o poder de escolha de me dar esse momento, de aprender a me aceitar mais como sou e o que mereço perante o mundo. Me fazendo, assim, enxergar que posso ter o prazer de me dar momentos prazerosos como o yoga, que mescla elementos psicológicos, físicos, mentais e espirituais”, conclui.